YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 15

15
1Depois desses acontecimentos, o Senhor falou a Abrão por meio de uma visão:
“Abrão, não tenha medo! Eu sou o seu escudo. A sua recompensa será enorme!”
2Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o meu herdeiro é Eliezer, de Damasco?” 3E Abrão acrescentou: “Tu não me deste descendentes. Um servo da minha casa será o meu herdeiro”.
4Disse, porém, o Senhor: “Não. Seu herdeiro não será Eliezer. O seu herdeiro será um filho gerado por você mesmo”. 5Então o Senhor levou-o para fora da tenda e disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.
6Abrão creu no Senhor. E Deus considerou Abrão justo, por causa da sua fé.
7Deus continuou falando com Abrão: “Eu sou o Senhor que tirei você de Ur dos caldeus, para dar a você esta terra como herança”.
8Abrão perguntou-lhe: “Ó Soberano Senhor, como posso ter certeza de que esta terra será minha?” 9Respondeu-lhe o Senhor: “Traga aqui uma novilha, uma cabra e um cordeiro. Cada animal deverá ter três anos. Traga também uma rolinha e um pombinho”.
10Abrão obedeceu. Ele trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou uma metade em frente a outra; as aves, porém, ele não cortou. 11Quando as aves de rapina desciam sobre os animais, Abrão as espantava.
12Naquela tarde, enquanto o sol se punha, Abrão caiu num sono profundo, e ele se viu no meio de uma escuridão densa e pavorosa! 13Então o Senhor disse a Abrão: “Fique sabendo que os seus descendentes viverão numa terra estrangeira e serão oprimidos e explorados como escravos por 400 anos. 14Mas eu castigarei a nação que vai escravizá-los e, por fim, os seus descendentes sairão de lá com muita riqueza. 15Quanto a você, sossegue! Você acabará sua vida em paz numa feliz velhice. 16Depois de quatro gerações,#15.16 Uma geração na época dos patriarcas era de mais ou menos 100 anos. os seus descendentes voltarão para esta terra, porque a maldade do povo amorreu que vive aqui ainda não atingiu a medida plena, exigindo o castigo”.
17Depois que o sol se pôs e a escuridão da noite chegou, eis que um fogareiro lançava fumaça, e uma tocha de fogo passou entre os pedaços de carne dos animais que tinham sido partidos ao meio. 18Naquele mesmo dia, o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: “Dei esta terra aos seus descendentes, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates, 19incluindo os seguintes povos: os queneus, os quenezeus, os cadmoneus, 20os heteus, os ferezeus, os refains, 21os amorreus, os cananeus, os girgaseus e os jebuseus”.

Currently Selected:

Gênesis 15: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy