YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 32

32
1Mas, vendo o povo que Moisés demorava para descer do monte, reuniram-se todos ao redor de Arão e disseram: “Faça deuses que sirvam de guias para nós, pois a Moisés — esse homem que nos tirou do Egito — não sabemos o que aconteceu”.
2Arão respondeu-lhes: “Tirem as argolas de ouro das orelhas de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nas a mim”. 3Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas de ouro e as trouxeram a Arão. 4Ele as recebeu, derreteu o ouro, e com ferramentas próprias fez um bezerro fundido. Então disseram: “Israel, este é o deus que tirou você do Egito!”#32.4 Ou “Israel, estes são os seus deuses, que tiraram você do Egito”.
5Ao ver isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã vamos fazer uma festa ao Senhor”. 6No dia seguinte, todos levantaram cedo e ofereceram ofertas queimadas e ofertas de paz ao bezerro de ouro. O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir.#32.6 Ou “entregar-se à farra”.
7Então o Senhor disse a Moisés: “Desça, pois o seu povo, o povo que você tirou do Egito, corrompeu-se 8e depressa se desviou do caminho que eu havia ordenado. Fez um bezerro de ouro fundido e lhe ofereceu culto, e ofereceu sacrifícios a ele! Além disso, o povo diz: ‘Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito!’ ”
9O Senhor disse mais a Moisés: “Tenho percebido que este povo é um povo rebelde. 10Agora deixe-me sozinho, para que a minha ira se acenda sobre eles, e eu os destruirei. Depois, farei de você uma grande nação”.
11Mas Moisés implorou ao Senhor, seu Deus. “Senhor”, disse ele, “por que ficar indignado assim com o seu povo, que o Senhor tirou da terra do Egito com grande poder e forte mão? 12Por que deixar os egípcios dizer: ‘Foi com má intenção que os tirou, para matá-los nos montes e para bani-los da face da terra’? Volte atrás,#32.12 Ou “arrependa-se”. eu peço, e apague a sua indignação. Tenha piedade e desista de fazer esse terrível mal ao seu povo! 13Lembre-se dos seus servos Abraão, Isaque e Israel, aos quais jurou pelo seu nome: ‘Multiplicarei os seus descendentes, como as estrelas do céu e darei a eles toda esta terra que prometi a eles, e os seus descendentes herdarão esta terra para sempre’ ”. 14Então, o Senhor desistiu do mal que faria ao povo.
15Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da Lei,#32.15 Ou “tábuas da aliança”. tábuas escritas de ambos os lados, frente e verso. 16Deus mesmo tinha feito as tábuas. O que nelas estava gravado também fora escrito por Deus.
17Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: “Parece que há um barulho de guerra no acampamento”.
18“Nada disso!”, disse Moisés.
“Não é nem barulho de vitória, nem de derrota. Na verdade, ouço gente cantando”.
19Quando Moisés se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, ficou furioso! Ele jogou as duas tábuas de pedra no chão, quebrando-as ao pé do monte! 20Em seguida, pegou o bezerro que eles tinham feito e o derreteu, depois o moeu, reduzindo-o a pó, que espalhou na água, e fez os israelitas beberem aquela água.
21Depois Moisés perguntou a Arão: “O que foi que esse povo fez a você, para que você o levasse a cometer um pecado tão grande?”
22Arão respondeu: “Não fique irado comigo, meu senhor. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal. 23Eles me disseram: ‘Faça deuses que sirvam de guias para nós, pois a Moisés — o homem que nos tirou do Egito — não sabemos o que aconteceu’. 24Então eu disse a eles: ‘Quero que me tragam o ouro que tiverem’. O povo trouxe-me o ouro, eu o joguei no fogo e — veja só! — surgiu esse bezerro!”
25Moisés viu que o povo estava desenfreado e que Arão o deixou completamente fora de controle, tendo se tornado objeto de zombaria para os seus inimigos. 26Então ficou em pé, à entrada do acampamento, e disse: “Quem é do Senhor, venha até mim”. Logo foram para perto dele os filhos de Levi.
27Disse Moisés a eles: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Pegue cada um a sua espada, percorra o acampamento, de ponta a ponta, ida e volta, de porta em porta, e mate cada um o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho’ ”. 28E fizeram os levitas conforme a palavra de Moisés, e naquele dia foram mortos cerca de três mil homens. 29Moisés então falou aos levitas: “Hoje vocês se consagraram ao Senhor, pois nenhum de vocês poupou seu filho ou seu irmão, de modo que o Senhor os abençoou hoje”.
30No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um terrível pecado. Mas eu subirei novamente ao Senhor, e talvez consiga obter o perdão pelo pecado de vocês”.
31Moisés voltou ao Senhor e disse: “O povo cometeu grande pecado, fazendo deuses de ouro. 32Mas agora, lhe imploro, perdoe o pecado deles. Senão, peço que me risque do livro que o Senhor escreveu”.
33O Senhor respondeu a Moisés: “Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim. 34Agora vá e conduza o povo ao lugar de que lhe falei; esteja certo de que o meu anjo irá à sua frente. Porém, no dia da minha visitação, eu os punirei pelos seus pecados”.
35E o Senhor lançou grande castigo sobre os israelitas por causa do bezerro que Arão tinha feito.

Currently Selected:

Êxodo 32: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy