YouVersion Logo
Search Icon

2 Crônicas 18

18
1Mas o rei Josafá, rico e muito honrado, aliou-se a Acabe, rei de Israel, por intermédio de laços de casamento.#18.1 Veja 21.6. 2Alguns anos mais tarde, ele foi a Samaria visitar o rei Acabe, e Acabe abateu um grande número de ovelhas e bois para receber Josafá e seus ajudantes. Depois pediu ao rei Josafá que se ajuntasse a ele com os seus soldados a fim de atacarem Ramote-Gileade.
3Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá: “Você vai comigo combater contra Ramote-Gileade?”
Josafá respondeu: “Sou como você, e meu povo é como o seu povo. Lutaremos juntos com você! 4Contudo, é melhor que primeiro consultemos o Senhor!”
5Então o rei Acabe reuniu quatrocentos dos seus profetas e perguntou a eles: “Devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade ou não?”
E eles responderam: “Sim, pois Deus lhe dará uma grande vitória!”
6Josafá, porém, não ficou satisfeito, e perguntou: “Será que não há aqui mais algum profeta do Senhor a quem podemos consultar?”
7“Bem”, disse-lhe Acabe, “há um profeta por intermédio de quem podemos consultar o Senhor, mas não gosto dele, porque nunca profetiza coisas boas para mim, só coisas ruins! O nome dele é Micaías, filho de Inlá.
“Ora, não fale dessa maneira!”, disse Josafá. “Vamos ouvir o que ele tem a dizer”.
8Então o rei de Israel chamou um de seus oficiais e ordenou: “Depressa! Vá e traga-me Micaías, filho de Inlá”.
9O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, com as roupas reais, num lugar perto da porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando diante deles. 10Um deles, Zedequias, filho de Quenaaná, fez para essa ocasião chifres de ferro, e disse: “O Senhor diz que o rei irá ferir os sírios#18.10 Ou “arameus”. com estes chifres, até que eles sejam destruídos!”
11E todos os outros concordaram, dizendo: “Suba a Ramote-Gileade e você sairá vitorioso, porque o Senhor entregará esta cidade nas mãos do rei”.
12O mensageiro que tinha ido buscar Micaías disse a ele: “Todos os profetas estão dizendo que o rei vai vencer a guerra. Espero que você concorde com eles e dê ao rei uma palavra favorável”.
13Micaías, porém, respondeu: “Tão certo como vive o Senhor, o que o meu Deus disser, isso falarei”.
14Quando chegou diante do rei, este perguntou a ele: “Micaías, devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade ou não?”
E Micaías respondeu: “Com toda a certeza, podem ir! A vitória é certa!”
15Mas o rei disse a ele: “Quantas vezes eu tenho de dizer a você que fale somente a verdade em nome do Senhor?”
16Então Micaías lhe falou: “Na visão que eu tive, vi todo o Israel espalhado pela montanha como ovelhas sem pastor, e ouvi o Senhor dizer: ‘Estes homens não têm líder. Mande todos para casa em paz’ ”.
17“Eu não lhe disse”, disse o rei de Israel a Josafá. “Ele nunca profetiza coisa boa a meu respeito, apenas coisas ruis”.
18“Ouçam a palavra do Senhor”, continuou Micaías. “Vi o Senhor sentado no seu trono, cercado com todo o exército celestial à sua direita e à sua esquerda. 19E o Senhor falou: ‘Quem é capaz de enganar Acabe, o rei de Israel, para que vá à guerra contra Ramote-Gileade e seja morto ali?’
“Houve muitas sugestões, 20mas, por fim, um espírito se apresentou diante do Senhor, dizendo: ‘Eu sou capaz de enganá-lo!’
“ ‘De que maneira?’, o Senhor perguntou a ele.
21“Ele respondeu: ‘Eu serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei!’
“Disse o Senhor: ‘Isso dará certo; vá e engane-o’.
22“E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca desses seus profetas, quando na verdade ele decidiu fazer o contrário do que eles estavam dizendo ao rei, e decretou a sua desgraça!”
23Então Zedequias, filho de Quenaaná, caminhou até Micaías e lhe deu um tapa no rosto. “Você é um mentiroso”, gritou Zedequias. “Quando foi que o Espírito do Senhor saiu de mim para falar a você?”
24Micaías respondeu: “Você descobrirá quando você for esconder-se num quarto interior!”
25“Peguem este homem e levem-no de volta a Amom, governador da cidade, e ao meu filho Joás”, ordenou o rei de Israel, 26“e digam que assim diz o rei: ‘Coloquem esse homem na prisão, e deem a ele somente pão e água, até que eu volte em segurança da batalha” ’.
27Micaías respondeu: “Se o rei voltar a salvo, o Senhor não falou por meu intermédio”. Depois, virando-se para os que estavam ali ao redor, disse: “Prestem atenção naquilo que eu disse”.
28Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, levaram seus exércitos a Ramote-Gileade. 29E o rei de Israel disse a Josafá: “Eu vou me disfarçar de modo que ninguém me reconheça, mas você vai vestido com as suas roupas reais!” E foi o que eles fizeram, e ambos foram para o combate.
30O rei da Síria tinha dado estas instruções aos chefes dos carros de guerra:
“Não deem atenção a ninguém, seja soldado, seja oficial; só quero o rei de Israel!” 31Quando os que conduziam os carros viram Josafá, rei de Judá, vestido em suas roupas reais, o atacaram, supondo que era o homem que procuravam. Mas Josafá clamou ao Senhor para salvá-lo, e o Senhor fez que os condutores dos carros deixassem o rei. 32Logo que os condutores dos carros descobriram que ele não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo.
33Mas um dos soldados sírios atirou por acaso uma flecha e feriu o rei de Israel no encaixe da sua armadura. “Tirem-me daqui”, disse ele ao condutor do seu carro, “estou muito ferido”. 34A batalha tornou-se cada vez mais violenta naquele dia, e o rei Acabe ficou apoiado em seu carro, diante dos sírios#18.34 Ou “arameus”. até a tarde, mas, ao pôr do sol, ele morreu.

Currently Selected:

2 Crônicas 18: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy