YouVersion Logo
Search Icon

1 Crônicas 17

17
1Depois de algum tempo que Davi estava morando no seu novo palácio, ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou, morando numa casa com paredes de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor está lá fora numa tenda!”
2E Natã respondeu: “Pois realize o seu plano, porque o Senhor está com você”.
3Naquela mesma noite Deus falou a Natã: 4“Vá dizer ao meu servo Davi que assim diz o Senhor: Não será você que vai construir uma casa para eu morar! 5Não tenho habitado em nenhuma casa desde o tempo em que tirei Israel do Egito, mas de tenda em tenda, e de um Tabernáculo para outro. 6Por todo esse tempo, alguma vez sugeri a algum dos líderes de Israel, os pastores que indiquei para cuidar do meu povo, que eles deviam construir para mim um templo com madeira de cedro?
7“Diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu tirei você do serviço de pastor, e fiz de você rei sobre Israel, o meu povo. 8Tenho estado com você por onde quer que você tem andado e tenho destruído os seus inimigos. Agora farei que o seu nome seja tão famoso como os homens mais importante da terra. 9Darei ao meu povo Israel um lugar para toda a vida, e plantarei esse povo na sua própria terra. Ninguém perturbará mais o meu povo. As nações perversas não vão mais oprimir Israel como oprimiram no passado, 10desde a época em que os juízes governavam. Vencerei todos os seus inimigos. E agora saiba que eu, o Senhor, farei que os filhos de Davi sejam reis de Israel, do mesmo modo que ele é.#17.10 Ou “estabelecerei uma dinastia”. 11Quando chegar ao fim de sua vida aqui na terra e você morrer, colocarei um dos seus filhos no trono para sucedê-lo, e farei que o reino dele seja forte. 12Ele é quem construirá um templo para mim, e firmarei o trono dele para sempre. 13Serei o pai dele, e ele será o meu filho. Nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul. 14Eu o farei líder do meu povo e do reino de Israel para sempre; seu reinado será estabelecido para sempre”.
15Assim Natã transmitiu ao rei Davi tudo o que o Senhor havia dito.
16Então o rei Davi entrou no Tabernáculo, assentou-se diante do Senhor e disse: “Quem sou eu, ó Senhor Deus, e o que é a minha família para que me tenha dado tudo isto? 17Pois o Senhor já fez grandes coisas por mim, e isto é ainda pouco em comparação com o que o Senhor prometeu fazer no futuro para a família desse seu servo! O Senhor tem me tratado como se eu fosse alguém muito importante.
18“Que mais posso eu dizer? O Senhor sabe que sou apenas seu humilde servo. No entanto, o Senhor resolveu honrar-me! 19Ó Senhor, por amor do seu servo e de acordo com a sua vontade, o Senhor tem feito essas promessas maravilhosas.
20“Não há ninguém como o Senhor, não existe outro Deus além do Senhor. Na verdade, nunca ouvimos falar de algum outro deus como o Senhor! 21E qual outra nação em toda a terra é como Israel, o seu povo? O Senhor fez dela a única nação da terra, que o Senhor resgatou para si mesmo, e o Senhor tornou o seu nome famoso realizando grandes e impressionantes milagres, e expulsando as nações de diante do seu povo, que o Senhor libertou do Egito. 22O Senhor declarou que o seu povo Israel lhe pertence para sempre, e que o Senhor é o Deus deles.
23“Agora, Senhor, que se confirme a sua promessa de que eu e meus filhos sempre governaremos esta nação. 24E que o cumprimento desta promessa possa trazer honra e glória ao seu nome, quando todos reconhecerem que o Senhor sempre cumpre o que diz, para que os homens digam: ‘Na verdade, o Senhor dos Exércitos#17.24 Ou “o Senhor dos céus”. é o Deus de Israel!’ E sempre haverá reis entre a descendência de seu servo Davi! 25Agora tenho coragem de orar ao Senhor, porque contou estas coisas ao seu servo, que o Senhor fará que os meus descendentes sejam reis. 26Ó Senhor, o Senhor é Deus! O Senhor prometeu estas boas coisas ao seu servo! 27Eu peço que abençoe a família do seu servo para sempre, pois quando o Senhor concede uma bênção, ela é uma bênção eterna!”

Currently Selected:

1 Crônicas 17: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy