YouVersion Logo
Search Icon

Marcos 8

8
A segunda multiplicação dos pães
1Naqueles dias, outra grande multidão se reuniu e, mais uma vez, o povo ficou sem comida. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa gente. Estão aqui comigo há três dias e não têm mais nada para comer. 3Se eu os mandar embora com fome, desmaiarão no caminho. Alguns vieram de longe”.
4Os discípulos disseram: “Como conseguiremos comida suficiente neste lugar deserto para alimentá-los?”.
5Jesus perguntou: “Quantos pães vocês têm?”.
“Sete”, responderam eles.
6Então Jesus mandou todo o povo sentar-se no chão. Tomou os sete pães, agradeceu a Deus e os partiu em pedaços. Em seguida, entregou-os aos discípulos, que os distribuíram à multidão. 7Eles encontraram, ainda, alguns peixinhos; Jesus também os abençoou e mandou que os discípulos os distribuíssem.
8Todos comeram à vontade. Depois, os discípulos recolheram sete cestos grandes com as sobras. 9Naquele dia, havia cerca de quatro mil homens na multidão. Após comerem, Jesus os mandou para casa. 10Em seguida, entrou com seus discípulos num barco e atravessou para a região de Dalmanuta.
Os fariseus exigem um sinal
11Alguns fariseus vieram ao encontro de Jesus e começaram a discutir com ele. Para pô-lo à prova, exigiram que lhes mostrasse um sinal do céu.
12Ao ouvir isso, Jesus suspirou profundamente e disse: “Por que este povo insiste em pedir um sinal? Eu lhes digo a verdade: não darei sinal algum aos homens desta geração”. 13Então ele os deixou, entrou de volta no barco e atravessou para o outro lado do mar.
O fermento dos fariseus e de Herodes
14Os discípulos, porém, se esqueceram de levar comida. Tinham no barco apenas um pão. 15Enquanto atravessavam o mar, Jesus os advertiu: “Fiquem atentos! Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes”.
16Os discípulos começaram a discutir entre si porque não tinham trazido pão. 17Ao saber do que estavam falando, Jesus disse: “Por que discutem sobre a falta de pão? Ainda não sabem ou não entenderam? Seu coração está tão endurecido que não compreendem? 18Vocês têm olhos, mas não veem? Têm ouvidos, mas não ouvem?#8.18 Ver Jr 5.21. Não se lembram de nada? 19Quando reparti os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos cheios de sobras vocês recolheram?”.
“Doze”, responderam eles.
20“E quando reparti os sete pães entre os quatro mil, quantos cestos grandes cheios de sobras vocês recolheram?”
“Sete”, responderam.
21“E vocês ainda não entendem?”, perguntou.
Jesus cura um cego
22Quando chegaram a Betsaida, algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus e lhe pediram que o tocasse. 23Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Em seguida, cuspiu nos olhos do homem, pôs as mãos sobre ele e perguntou: “Vê alguma coisa?”.
24Recuperando aos poucos a vista, o homem respondeu: “Vejo pessoas, mas não as enxergo claramente. Parecem árvores andando”.
25Jesus pôs as mãos sobre os olhos do homem mais uma vez, e sua visão foi completamente restaurada; ele passou a ver tudo com nitidez. 26Então Jesus se despediu dele e disse: “Ao voltar para casa, não entre no povoado”.
Pedro declara sua fé
27Jesus e seus discípulos deixaram a Galileia e foram para os povoados perto de Cesareia de Filipe. Enquanto caminhavam, Jesus lhes perguntou: “Quem as pessoas dizem que eu sou?”.
28Eles responderam: “Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias ou um dos profetas”.
29“E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?”
Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo!”.
30Mas Jesus os advertiu de que não falassem a ninguém a seu respeito.
Jesus prediz sua morte
31Então Jesus começou a lhes ensinar que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes do povo, pelos principais sacerdotes e pelos mestres da lei. Seria morto, mas três dias depois ressuscitaria. 32Enquanto falava abertamente sobre isso com os discípulos, Pedro o chamou de lado e o repreendeu por dizer tais coisas.
33Jesus se virou, olhou para seus discípulos e repreendeu Pedro. “Afaste-se de mim, Satanás!”, disse ele. “Você considera as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus.”
34Depois, chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. 35Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa e por causa das boas-novas, a salvará. 36Que vantagem há em ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida? 37E o que daria o homem em troca de sua vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e de minha mensagem nesta época de adultério e pecado, o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Currently Selected:

Marcos 8: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy