YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 7

7
Não julguem os outros
1“Não julguem para não serem julgados, 2pois vocês serão julgados pelo modo como julgam os outros. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los.
3“Por que você se preocupa com o cisco no olho de seu amigo#7.3 Em grego, de seu irmão; também em 7.4,5. enquanto há um tronco em seu próprio olho? 4Como pode dizer a seu amigo: ‘Deixe-me ajudá-lo a tirar o cisco de seu olho’, se não consegue ver o tronco em seu próprio olho? 5Hipócrita! Primeiro, livre-se do tronco em seu olho; então você verá o suficiente para tirar o cisco do olho de seu amigo.
6“Não deem o que é santo aos cães, nem joguem pérolas aos porcos; pois os porcos pisotearão as pérolas, e os cães se voltarão contra vocês e os atacarão.”
Oração eficaz
7“Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta. 8Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta.
9“Respondam: Se seu filho lhe pedir pão, você lhe dará uma pedra? 10Ou, se pedir um peixe, você lhe dará uma cobra? 11Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!”
A regra de ouro
12“Em todas as coisas façam aos outros o que vocês desejam que eles lhes façam. Essa é a essência de tudo que ensinam a lei e os profetas.”
A porta estreita
13“Entrem pela porta estreita. A estrada que conduz à destruição é ampla, e larga é sua porta, e muitos escolhem esse caminho. 14Mas a porta para a vida é estreita, e o caminho é difícil, e são poucos os que o encontram.”
A árvore e seus frutos
15“Tomem cuidado com falsos profetas que vêm disfarçados de ovelhas, mas que, na verdade, são lobos esfomeados. 16Vocês os identificarão por seus frutos. É possível colher uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas? 17Da mesma forma, a árvore boa produz frutos bons, e a árvore ruim produz frutos ruins. 18A árvore boa não pode produzir frutos ruins, e a árvore ruim não pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. 20Portanto, é possível identificar a pessoa por seus frutos.”
Verdadeiros discípulos
21“Nem todos que me chamam: ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai, que está no céu. 22No dia do juízo, muitos me dirão: ‘Senhor! Senhor! Não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não realizamos muitos milagres em teu nome?’. 23Eu, porém, responderei: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que desobedecem à lei!’.”
Construir sobre um alicerce firme
24“Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme. 25Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme. 26Mas quem ouve meu ensino e não o pratica é tão tolo como a pessoa que constrói sua casa sobre a areia. 27Quando vierem as chuvas e as inundações e os ventos castigarem a casa, ela cairá com grande estrondo.”
Reação ao sermão
28Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, a multidão ficou maravilhada com seu ensino, 29pois ele ensinava com verdadeira autoridade, diferentemente dos mestres da lei.

Currently Selected:

Mateus 7: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy