YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 15

15
Ensino sobre a pureza interior
1Então alguns fariseus e mestres da lei chegaram de Jerusalém para ver Jesus e lhe perguntaram: 2“Por que seus discípulos desobedecem à tradição dos líderes religiosos? Eles não respeitam a cerimônia de lavar as mãos antes de comer!”.
3Jesus respondeu: “E por que vocês, com suas tradições, desobedecem ao mandamento de Deus? 4Pois Deus ordenou: ‘Honre seu pai e sua mãe’#15.4a Êx 20.12; Dt 5.16. e ‘Quem insultar seu pai ou sua mãe será executado’.#15.4b Êx 21.17; Lv 20.9; conforme a Septuaginta. 5Em vez disso, vocês ensinam que, se alguém disser a seus pais: ‘Sinto muito, mas não posso ajudá-los; jurei entregar como oferta a Deus aquilo que eu teria dado a vocês’, 6não precisará mais honrar seus pais. Com isso, vocês anulam a palavra de Deus em favor de sua própria tradição. 7Hipócritas! Isaías tinha razão quando assim profetizou a seu respeito:
8‘Este povo me honra com os lábios,
mas o coração está longe de mim.
9Sua adoração é uma farsa,
pois ensinam ideias humanas
como se fossem mandamentos divinos’”.#15.8-9 Is 29.13, conforme a Septuaginta.
10Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Ouçam e procurem entender. 11Não é o que entra pela boca que os contamina; vocês se contaminam com as palavras que saem dela”.
12Então os discípulos vieram e perguntaram: “O senhor sabe que ofendeu os fariseus com isso que acabou de dizer?”.
13Jesus respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pela raiz. 14Portanto, não façam caso deles. São guias cegos conduzindo cegos e, se um cego conduzir outro, ambos cairão numa vala”.
15Então Pedro disse: “Explique-nos a parábola de que as pessoas não são contaminadas pelo que comem”.
16“Ainda não entendem?”, perguntou Jesus. 17“Tudo que comem passa pelo estômago e vai para o esgoto, 18mas as palavras vêm do coração, e é isso que os contamina. 19Pois do coração vêm maus pensamentos, homicídio, adultério, imoralidade sexual, roubo, mentiras e calúnias. 20São essas coisas que os contaminam. Comer sem lavar as mãos não os contaminará.”
A mulher cananeia
21Então Jesus deixou a Galileia, rumo ao norte, para a região de Tiro e Sidom. 22Uma mulher cananeia que ali morava veio a ele, suplicando: “Senhor, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim! Minha filha está possuída por um demônio que a atormenta terrivelmente”.
23Jesus não disse uma só palavra em resposta. Então os discípulos insistiram com ele: “Mande-a embora; ela não para de gritar atrás de nós”.
24Jesus disse à mulher: “Fui enviado para ajudar apenas as ovelhas perdidas do povo de Israel”.
25A mulher, porém, aproximou-se, ajoelhou-se diante dele e implorou mais uma vez: “Senhor, ajude-me!”.
26Jesus respondeu: “Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros”.
27“Senhor, é verdade”, disse a mulher. “No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.”
28“Mulher, sua fé é grande”, disse-lhe Jesus. “Seu pedido será atendido.” E, no mesmo instante, a filha dela foi curada.
Jesus cura muitas pessoas
29Deixando aquele lugar, Jesus voltou ao mar da Galileia e subiu a um monte, onde se sentou. 30Uma grande multidão veio e colocou diante dele aleijados, cegos, paralíticos, mudos e muitos outros, e ele curou a todos. 31As pessoas ficavam admiradas e louvavam o Deus de Israel, pois os que eram mudos agora falavam, os paralíticos estavam curados, os aleijados andavam e os cegos podiam ver.
A segunda multiplicação dos pães
32Então Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão dessa gente. Estão aqui comigo há três dias e não têm mais nada para comer. Se eu os mandar embora com fome, podem desmaiar no caminho”.
33Os discípulos disseram: “Onde conseguiríamos comida suficiente para tamanha multidão neste lugar deserto?”.
34Jesus perguntou: “Quantos pães vocês têm?”.
“Sete, e alguns peixinhos”, responderam eles.
35Então Jesus mandou todo o povo sentar-se no chão. 36Tomou os sete pães e os peixes, agradeceu a Deus e os partiu em pedaços. Em seguida, entregou-os aos discípulos, que os distribuíram à multidão.
37Todos comeram à vontade, e os discípulos recolheram, ainda, sete cestos grandes com as sobras. 38Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças. 39Então Jesus os mandou para casa, entrou num barco e atravessou para a região de Magadã.

Currently Selected:

Mateus 15: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy