YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 24

24
A ressurreição
1No primeiro dia da semana, bem cedo, as mulheres foram ao túmulo, levando as especiarias que haviam preparado, 2e viram que a pedra tinha sido afastada da entrada. 3Quando entraram no túmulo, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4Enquanto estavam ali, perplexas, dois homens apareceram, vestidos com mantos resplandecentes.
5As mulheres ficaram amedrontadas e se curvaram com o rosto em terra. Então os homens perguntaram: “Por que vocês procuram entre os mortos aquele que vive? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse na Galileia: 7‘É necessário que o Filho do Homem seja traído e entregue nas mãos de pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’”.
8Então lembraram-se dessas palavras de Jesus 9e, voltando do túmulo, foram contar aos onze discípulos e a todos os outros o que havia acontecido. 10Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, e as outras mulheres que as acompanhavam relataram tudo aos apóstolos. 11Para eles, porém, a história pareceu absurda, e não acreditaram nelas. 12Mas Pedro se levantou e correu até o túmulo. Abaixando-se, olhou atentamente para dentro e viu os panos de linho vazios; então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.
O caminho de Emaús
13Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus caminhavam para o povoado de Emaús, a onze quilômetros#24.13 Em grego, 60 estádios. de Jerusalém. 14No caminho, falavam a respeito de tudo que havia acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a andar com eles. 16Os olhos deles, porém, estavam como que impedidos de reconhecê-lo.
17Jesus lhes perguntou: “Sobre o que vocês tanto debatem enquanto caminham?”.
Eles pararam, com o rosto entristecido. 18Então um deles, chamado Cleopas, respondeu: “Você deve ser a única pessoa em Jerusalém que não sabe das coisas que aconteceram lá nos últimos dias”.
19“Que coisas?”, perguntou Jesus.
“As coisas que aconteceram com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta de palavras e ações poderosas aos olhos de Deus e de todo o povo. 20Mas os principais sacerdotes e outros líderes religiosos o entregaram para que fosse condenado à morte e o crucificaram. 21Tínhamos esperança de que ele fosse aquele que resgataria Israel. Isso tudo aconteceu há três dias.
22“Algumas mulheres de nosso grupo foram até seu túmulo hoje bem cedo e voltaram contando uma história surpreendente. 23Disseram que o corpo havia sumido e que viram anjos que lhes disseram que Jesus está vivo. 24Alguns homens de nosso grupo correram até lá para ver e, de fato, tudo estava como as mulheres disseram, mas não o viram.”
25Então Jesus lhes disse: “Como vocês são tolos! Como custam a entender o que os profetas registraram nas Escrituras! 26Não percebem que era necessário que o Cristo sofresse essas coisas antes de entrar em sua glória?”. 27Então Jesus os conduziu por todos os escritos de Moisés e dos profetas, explicando o que as Escrituras diziam a respeito dele.
28Aproximando-se de Emaús, o destino deles, Jesus fez como quem seguiria viagem, 29mas eles insistiram: “Fique conosco esta noite, pois já é tarde”. E Jesus foi para casa com eles. 30Quando estavam à mesa, ele tomou o pão e o abençoou. Depois, partiu-o e lhes deu. 31Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram. Nesse momento, ele desapareceu.
32Disseram um ao outro: “Não ardia o nosso coração quando ele falava conosco no caminho e nos explicava as Escrituras?”. 33E, na mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém. Ali, encontraram os onze discípulos e os outros que estavam reunidos com eles, 34que lhes disseram: “É verdade que o Senhor ressuscitou! Ele apareceu a Pedro!”.#24.34 Em grego, Simão.
Jesus aparece a seus discípulos
35Então os dois contaram como Jesus tinha aparecido enquanto andavam pelo caminho, e como o haviam reconhecido quando ele partiu o pão. 36Enquanto contavam isso, o próprio Jesus apareceu entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês!”. 37Eles se assustaram e ficaram amedrontados, pensando que viam um fantasma.
38“Por que estão perturbados?”, perguntou ele. “Por que seu coração está cheio de dúvida? 39Vejam minhas mãos e meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam que não sou um fantasma, pois fantasmas não têm carne nem ossos e, como veem, eu tenho.” 40Enquanto falava, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Eles continuaram sem acreditar, cheios de alegria e espanto. Então Jesus perguntou: “Vocês têm aqui alguma coisa para comer?”. 42Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, 43e ele comeu diante de todos.
44Em seguida, disse: “Enquanto ainda estava com vocês, eu lhes falei que devia se cumprir tudo que a lei de Moisés, os profetas e os salmos diziam a meu respeito”. 45Então ele lhes abriu a mente para que entendessem as Escrituras, 46e disse: “Sim, está escrito que o Cristo haveria de sofrer, morrer e ressuscitar no terceiro dia, 47e que a mensagem de arrependimento para o perdão dos pecados seria proclamada com a autoridade de seu nome a todas as nações,#24.47 Ou todos os povos. começando por Jerusalém. 48Vocês são testemunhas dessas coisas.
49“Agora, envio a vocês a promessa de meu Pai. Mas fiquem na cidade até que sejam revestidos do poder do céu”.
A ascensão
50Depois Jesus os levou a Betânia e, levantando as mãos para o céu, os abençoou. 51Enquanto ainda os abençoava, deixou-os e foi elevado ao céu. 52Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de grande alegria. 53E estavam sempre no templo, louvando a Deus.

Currently Selected:

Lucas 24: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy