YouVersion Logo
Search Icon

Josué 19

19
A terra entregue a Simeão
1A segunda porção de terra foi entregue por sorteio aos clãs da tribo de Simeão. Sua herança ficava dentro do território de Judá:
2A herança de Simeão incluía: Berseba, Seba, Moladá, 3Hazar-Sual, Balá, Azém, 4Eltolade, Betul, Hormá, 5Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa, 6Bete-Lebaote e Saruém; treze cidades com os povoados ao redor. 7Também incluía: Aim, Rimom, Eter e Asã; quatro cidades com os povoados ao redor, 8e também os povoados vizinhos até Baalate-Beer (também conhecida como Ramá do Neguebe).
Essa foi a herança designada aos clãs da tribo de Simeão. 9Sua porção de terra foi tirada de uma parte da herança de Judá, pois o território de Judá era grande demais para eles. Assim, a tribo de Simeão recebeu sua herança dentro do território de Judá.
A terra entregue a Zebulom
10A terceira porção de terra foi entregue por sorteio aos clãs da tribo de Zebulom:
A divisa da herança de Zebulom chegava até Saride. 11Dali prosseguia para o oeste, passando por Maralá, chegando até Dabesete e seguindo para o ribeiro junto a Jocneão. 12Na direção oposta, a divisa se estendia para o leste desde Saride até o limite de Quislote-Tabor e, dali, para Daberate, subindo até Jafia. 13Depois continuava para o leste, até Gate-Héfer, Ete-Cazim e Rimom, e fazia uma curva na direção de Neá. 14A divisa norte de Zebulom passava por Hanatom e terminava no vale de Iftá-El. 15Além das cidades mencionadas, ali estavam: Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém; doze cidades com os povoados ao redor.
16A herança designada aos clãs da tribo de Zebulom incluía essas cidades com os povoados ao redor.
A terra entregue a Issacar
17A quarta porção de terra foi entregue por sorteio aos clãs da tribo de Issacar:
18Seu território abrangia as seguintes cidades: Jezreel, Quesulote, Suném, 19Hafaraim, Siom, Anaarate, 20Rabite, Quisiom, Ebes, 21Remete, En-Ganim, En-Hadá e Bete-Pazes. 22A divisa também chegava a Tabor, Saazima e Bete-Semes, e terminava no Jordão; dezesseis cidades com os povoados ao redor.
23A herança designada aos clãs de Issacar incluía essas cidades com os povoados ao redor.
A terra entregue a Aser
24A quinta porção de terra foi entregue por sorteio aos clãs da tribo de Aser:
25Seu território abrangia as seguintes cidades: Helcate, Hali, Béten, Acsafe, 26Alameleque, Amade e Misal. A divisa a oeste chegava até o Carmelo e Sior-Libnate, 27depois fazia uma curva para o leste, em direção a Bete-Dagom, se estendia até Zebulom, no vale de Iftá-El, ia para o norte, até Bete-Emeque e Neiel. Dali prosseguia para Cabul, ao norte, 28Abdom,#19.28 Conforme alguns manuscritos hebraicos (ver tb. 21.30); a maioria dos manuscritos hebraicos traz Ebrom. Reobe, Hamom e Caná, até a grande Sidom. 29Depois a divisa fazia uma curva em direção a Ramá e à cidade fortificada de Tiro, de onde virava em direção a Hosa e terminava no mar Mediterrâneo.#19.29 Em hebraico, mar. O território também incluía Meebel, Aczibe, 30Umá, Afeque e Reobe; 22 cidades com os povoados ao redor.
31A herança designada aos clãs da tribo de Aser incluía essas cidades com os povoados ao redor.
A terra entregue a Naftali
32A sexta porção de terra foi entregue por sorteio aos clãs da tribo de Naftali:
33Sua divisa começava em Helefe, no carvalho de Zaanim, passava por Adami-Neguebe e Jabneel, até Lacum, e terminava no rio Jordão. 34A divisa oeste passava por Aznote-Tabor e ia para Hucoque. Chegava à divisa de Zebulom, ao sul, à divisa de Aser, a oeste, e ao rio Jordão,#19.34 Em hebraico, e a Judá, no rio Jordão. a leste. 35Suas cidades fortificadas eram: Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete, 36Adamá, Ramá, Hazor, 37Quedes, Edrei, En-Hazor, 38Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes; dezenove cidades com os povoados ao redor.
39A herança designada aos clãs da tribo de Naftali incluía essas cidades com os povoados ao redor.
A terra entregue a Dã
40A sétima porção de terra foi entregue por sorteio aos clãs da tribo de Dã:
41O território designado como sua herança abrangia estas cidades: Zorá, Estaol, Ir-Semes, 42Saalabim, Aijalom, Itla, 43Elom, Timna, Ecrom, 44Elteque, Gibetom, Baalate, 45Jeúde, Bene-Beraque, Gate-Rimom, 46Me-Jarcom e Racom, e o território em frente de Jope.
47Os membros da tribo de Dã tiveram dificuldade em tomar posse de sua terra,#19.47 Ou tiveram dificuldade em manter a posse de sua terra. por isso atacaram a cidade de Laís.#19.47 Em hebraico, Lesém, outro nome para Laís. Eles a tomaram, massacraram seu povo e se estabeleceram nela. Mudaram o nome da cidade para Dã, em homenagem a seu antepassado.
48A herança designada aos clãs da tribo de Dã incluía essas cidades com os povoados ao redor.
A terra entregue a Josué
49Depois que todo o território havia sido repartido entre as tribos, os israelitas deram a Josué uma porção de terra como herança no meio deles, 50pois o Senhor tinha dito que ele poderia receber qualquer cidade que quisesse. Ele escolheu Timnate-Sera, na região montanhosa de Efraim. Ali reconstruiu a cidade e habitou nela.
51Foram esses os territórios que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Num, e os chefes das tribos designaram como herança para as tribos de Israel, por sorteio na presença do Senhor, à entrada da tenda do encontro em Siló. Assim, concluíram a distribuição da terra.

Currently Selected:

Josué 19: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy