YouVersion Logo
Search Icon

João 6

6
A primeira multiplicação dos pães
1Depois disso, Jesus atravessou o mar da Galileia, conhecido também como mar de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia por toda parte, pois tinham visto os sinais que ele havia realizado ao curar os enfermos. 3Então Jesus subiu a um monte e sentou-se com seus discípulos. 4Era quase tempo da festa judaica da Páscoa. 5Jesus logo viu uma grande multidão que vinha a seu encontro. Voltando-se para Filipe, perguntou: “Onde podemos comprar pão para alimentar toda essa gente?”. 6Disse isso para pôr Filipe à prova, pois já sabia o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Mesmo que trabalhássemos vários meses, não teríamos dinheiro suficiente#6.7 Em grego, 200 denários não seriam suficientes. Um denário equivalia ao salário de um dia de trabalho. para dar alimento a todos!”.
8Então um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, falou: 9“Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que adianta isso para tanta gente?”.
10Jesus respondeu: “Digam ao povo que se sente”. Todos se sentaram na grama que cobria o monte. Só os homens eram cerca de cinco mil. 11Então Jesus tomou os pães, agradeceu a Deus e os repartiu entre o povo. Em seguida, fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. 12Depois que todos estavam satisfeitos, Jesus disse a seus discípulos: “Agora juntem os pedaços que sobraram, para que nada se desperdice”. 13Eles juntaram o que restou e encheram doze cestos com as sobras.
14Quando o povo viu Jesus fazer esse sinal, exclamou: “Sem dúvida ele é o profeta que haveria de vir ao mundo!”.#6.14 Ver Dt 18.15,18; Ml 4.5-6. 15Jesus sabia que pretendiam obrigá-lo a ser rei deles, de modo que se retirou, sozinho, para o monte.
Jesus anda sobre o mar
16Ao entardecer, os discípulos de Jesus desceram à praia, 17entraram no barco e atravessaram o mar em direção a Cafarnaum. Quando escureceu, porém, Jesus ainda não tinha vindo se encontrar com eles. 18Logo, um vento forte veio sobre eles, e o mar ficou muito agitado. 19Depois de remarem cinco ou seis quilômetros,#6.19 Em grego, 25 ou 30 estádios. de repente viram Jesus caminhando sobre o mar, em direção ao barco. Ficaram aterrorizados, 20mas ele lhes disse: “Sou eu! Não tenham medo”. 21Eles o receberam no barco e, logo em seguida, chegaram a seu destino.
Jesus, o pão da vida
22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar viu que os discípulos haviam pegado o único barco dali e que Jesus não fora com eles. 23Alguns barcos de Tiberíades se aproximaram do lugar onde o povo tinha comido os pães depois que o Senhor os abençoou. 24Quando a multidão viu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, todos entraram nos barcos e atravessaram para Cafarnaum, a fim de procurá-lo. 25Encontraram-no do outro lado do mar e lhe perguntaram: “Rabi, quando o senhor chegou aqui?”.
26Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: vocês querem estar comigo não porque entenderam os sinais, mas porque lhes dei alimento. 27Não se preocupem tanto com coisas que se estragam, como a comida, mas usem suas energias buscando o alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do Homem pode lhes dar. Pois Deus, o Pai, colocou em mim seu selo de aprovação”.
28“Nós também queremos realizar as obras de Deus”, disseram eles. “O que devemos fazer?”
29Jesus lhes disse: “Esta é a única obra que Deus quer de vocês: creiam naquele que ele enviou”.
30Eles responderam: “Se deseja que creiamos no senhor, mostre-nos um sinal. O que o senhor pode fazer? 31Afinal, nossos antepassados comeram maná no deserto! As Escrituras dizem: ‘Moisés lhes deu de comer pão do céu’”.#6.31 Êx 16.4; Sl 78.24.
32Jesus disse: “Eu lhes digo a verdade: não foi Moisés quem lhes deu pão do céu. É meu Pai quem dá o verdadeiro pão do céu a vocês. 33O verdadeiro pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34“Senhor, dê-nos desse pão todos os dias”, disseram eles.
35Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome. Quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Mas vocês não creram em mim, embora me tenham visto. 37Contudo, aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei. 38Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou, e não minha própria vontade. 39E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia. 40Pois é a vontade de meu Pai que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.
41Então os judeus começaram a criticá-lo, pois ele havia afirmado: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42Diziam: “Este não é Jesus, filho de José? Conhecemos seu pai e sua mãe. Como ele pode dizer: ‘Desci do céu?’”.
43Jesus, porém, respondeu: “Parem de me criticar. 44Pois ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer a mim; e no último dia eu o ressuscitarei. 45Como dizem as Escrituras:#6.45 Em grego, os profetas. Is 54.13. ‘Todos eles serão ensinados por Deus’. Todo aquele que ouve o Pai e aprende dele vem a mim. 46Não que alguém tenha visto o Pai; somente eu, que fui enviado por Deus, o vi.
47“Eu lhes digo a verdade: quem crê tem a vida eterna. 48Sim, eu sou o pão da vida! 49Seus antepassados comeram maná no deserto, mas morreram; 50quem comer o pão do céu, no entanto, jamais morrerá. 51Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre; e este pão, que eu oferecerei para que o mundo viva, é a minha carne”.
52Então os judeus começaram a discutir entre si a respeito do que ele queria dizer. “Como pode esse homem nos dar sua carne para comer?”, perguntavam.
53Então Jesus disse novamente: “Eu lhes digo a verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão a vida em si mesmos. 54Mas quem come minha carne e bebe meu sangue terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Pois minha carne é a verdadeira comida, e meu sangue é a verdadeira bebida. 56Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e eu nele. 57Eu vivo por causa do Pai, que vive e me enviou; da mesma forma, quem se alimenta de mim viverá por minha causa. 58Eu sou o verdadeiro pão que desceu do céu. Seus antepassados comeram maná e morreram; quem comer este pão não morrerá, mas viverá para sempre”.
59Ele disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
Muitos discípulos abandonam Jesus
60Muitos de seus discípulos disseram: “Sua mensagem é dura. Quem é capaz de aceitá-la?”.
61Jesus, sabendo que seus discípulos reclamavam, disse: “Isso os ofende? 62Então o que pensarão se virem o Filho do Homem subir ao céu, onde estava antes? 63Somente o Espírito dá vida. A natureza humana não realiza coisa alguma.#6.63 Em grego, A carne para nada aproveita. E as palavras que eu lhes disse são espírito e vida. 64Mas alguns de vocês não creem em mim”. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem não acreditava nele e quem iria traí-lo. 65E acrescentou: “Por isso eu disse que ninguém pode vir a mim a menos que o Pai o dê a mim”.
66Nesse momento, muitos de seus discípulos se afastaram dele e o abandonaram. 67Então Jesus se voltou para os Doze e perguntou: “Vocês também vão embora?”.
68Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna. 69Nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo de Deus”.#6.69 Alguns manuscritos trazem o senhor é o Cristo, o Santo de Deus; outros, o senhor é o Cristo, o Filho de Deus; e ainda outros, o senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.
70Então Jesus disse: “Eu escolhi vocês doze, mas um de vocês é um diabo”. 71Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, um dos Doze, que mais tarde o trairia.

Currently Selected:

João 6: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy