YouVersion Logo
Search Icon

João 10

10
O Bom Pastor e suas ovelhas
1“Eu lhes digo a verdade: quem entra no curral das ovelhas às escondidas, por sobre a cerca, em vez de passar pela porta, é certamente ladrão e assaltante! 2Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3O porteiro lhe abre a porta, e as ovelhas reconhecem sua voz e se aproximam. Ele chama suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4Depois de reuni-las, vai adiante delas, e elas o seguem porque conhecem sua voz. 5Nunca seguirão um desconhecido; antes, fugirão dele, pois não reconhecem sua voz.”
6Os que ouviram Jesus usar essa ilustração não entenderam o que ele quis dizer, 7por isso ele a explicou: “Eu lhes digo a verdade: eu sou a porta das ovelhas. 8Todos que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 9Sim, eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo.#10.9 Ou encontrará segurança. Entrará e sairá e encontrará pasto. 10O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz.
11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor sacrifica sua vida pelas ovelhas. 12O empregado foge quando vê um lobo se aproximar. Abandona as ovelhas porque elas não lhe pertencem e ele não é seu pastor. Então o lobo as ataca e dispersa o rebanho. 13O empregado foge porque trabalha apenas por dinheiro e não se importa de fato com as ovelhas.
14“Eu sou o bom pastor. Conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como meu Pai me conhece e eu o conheço; e eu sacrifico minha vida pelas ovelhas. 16Tenho outras ovelhas, que não estão neste curral. Devo trazê-las também. Elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17“O Pai me ama, pois sacrifico minha vida para tomá-la de volta. 18Ninguém a tira de mim, mas eu mesmo a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para tomá-la de volta, pois foi isso que meu Pai ordenou”.
19Quando Jesus disse essas coisas, as opiniões dos judeus a respeito dele se dividiram outra vez. 20Alguns diziam: “Ele está possuído por demônio e está louco. Por que ouvi-lo?”. 21Outros diziam: “Ele não fala como alguém que está possuído por demônio. Pode um demônio abrir os olhos dos cegos?”.
Jesus afirma ser o Filho de Deus
22Era inverno, e Jesus estava em Jerusalém na celebração da Festa da Dedicação. 23Ele caminhava pelo templo, na parte conhecida como Pórtico de Salomão, 24quando os líderes judeus o rodearam e perguntaram: “Quanto tempo vai nos deixar em suspense? Se você é o Cristo, diga-nos claramente”.
25Jesus respondeu: “Eu já lhes disse, e vocês não creram em mim. A prova são as obras que realizo em nome de meu Pai. 26Mas vocês não creem em mim porque não são minhas ovelhas. 27Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém pode arrancá-las de minha mão, 29pois meu Pai as deu a mim, e ele é mais poderoso que todos.#10.29 Alguns manuscritos trazem pois aquilo que meu Pai me deu é mais poderoso que tudo; outros, pois, com respeito àquilo que meu Pai me deu, ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai. 30O Pai e eu somos um”.
31Mais uma vez, os líderes judeus pegaram pedras para atirar nele. 32Jesus disse: “Por orientação de meu Pai, eu fiz muitas boas obras. Por qual delas vocês querem me apedrejar?”.
33Eles responderam: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas por blasfêmia. Você, um simples homem, afirma que é Deus!”.
34Jesus respondeu: “As próprias Escrituras#10.34a Em grego, A própria lei. de vocês afirmam que Deus disse a certos líderes do povo: ‘Eu digo: vocês são deuses!’.#10.34b Sl 82.6. 35E vocês sabem que as Escrituras não podem ser alteradas. Portanto, se aqueles que receberam a mensagem de Deus foram chamados de ‘deuses’, 36por que vocês consideram blasfêmia quando eu digo: ‘Eu sou o Filho de Deus’? Afinal, o Pai me consagrou e me enviou ao mundo. 37Não creiam em mim se não realizo as obras de meu Pai. 38Mas, se as realizo, creiam na prova, que são as obras, mesmo que não creiam em mim. Então vocês saberão e entenderão que o Pai está em mim, e que eu estou no Pai”.
39Novamente, tentaram prendê-lo, mas ele escapou e os deixou. 40Foi para o outro lado do rio Jordão, perto do lugar onde João batizava no início, e ficou ali por algum tempo. 41Muitos o seguiram, comentando entre si: “João não realizou sinais, mas tudo que ele disse a respeito deste homem se cumpriu”. 42E muitos ali creram em Jesus.

Currently Selected:

João 10: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy