YouVersion Logo
Search Icon

Hebreus 4

4
Descanso prometido ao povo de Deus
1Assim, uma vez que permanece a promessa de que entraremos no descanso de Deus, devemos ter cuidado para que nenhum de vocês pense que falhou. 2Porque essas boas-novas também nos foram anunciadas, como a eles, mas a mensagem de nada lhes valeu, pois não a receberam com fé e não se uniram àqueles que ouviram.#4.2 Alguns manuscritos trazem pois não combinaram com fé aquilo que ouviram. 3Pois nós, os que cremos, entramos em seu descanso. Quanto aos demais, Deus disse:
“Assim, jurei em minha ira:
‘Jamais entrarão em meu descanso’”,#4.3 Sl 95.11.
embora suas obras estejam prontas desde a criação do mundo. 4Sabemos que estão prontas por causa da passagem que menciona o sétimo dia: “No sétimo dia, Deus descansou de todo o seu trabalho”.#4.4 Gn 2.2. 5Mas, em outra passagem, Deus diz: “Jamais entrarão em meu descanso”.#4.5 Sl 95.11.
6Portanto, o descanso está disponível para que alguns entrem nele, mas os primeiros que ouviram essas boas-novas não entraram por causa de sua desobediência. 7Por isso Deus estabeleceu outra ocasião para que entrem em seu descanso, e essa ocasião é “hoje”. Ele anunciou isso por meio de Davi muito tempo depois, nas palavras já citadas:
“Hoje, se ouvirem sua voz,
não endureçam o coração”.#4.7 Sl 95.7-8.
8Se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado de outro dia de descanso por vir. 9Logo, ainda há um descanso definitivo#4.9 Ou descanso sabático. à espera do povo de Deus. 10Porque todos que entraram no descanso de Deus descansam de seu trabalho, como Deus o fez após a criação do mundo. 11Portanto, esforcemo-nos para entrar nesse descanso. Mas, se desobedecermos, como no exemplo citado, cairemos.
12Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos. 13Nada, em toda a criação, está escondido de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante de seus olhos, e é a ele que prestamos contas.
Cristo é nosso Sumo Sacerdote
14Visto, portanto, que temos um grande Sumo Sacerdote que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos firmemente àquilo em que cremos. 15Nosso Sumo Sacerdote entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou. 16Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso.

Currently Selected:

Hebreus 4: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy