YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 32

32
1 # 32.1 No texto hebraico, os versículos 32.1-32 são numerados 32.2-33. Quando Jacó seguiu viagem, anjos de Deus vieram encontrar-se com ele. 2Ao vê-los, Jacó exclamou: “Este é o acampamento de Deus!”. Por isso, chamou o lugar de Maanaim.#32.2 Maanaim significa “dois acampamentos”.
Jacó envia presentes a Esaú
3Então Jacó enviou adiante dele mensageiros a seu irmão Esaú, que vivia na região de Seir, na terra de Edom. 4Disse-lhes: “Deem a seguinte mensagem ao meu senhor Esaú: ‘Assim diz seu servo Jacó: Até o momento, estava morando com nosso tio Labão 5e, agora, tenho bois, jumentos, rebanhos de ovelhas e cabras, além de muitos servos e servas. Enviei estes mensageiros para informar meu senhor da minha chegada, na esperança de que me receba amistosamente”.
6Depois de transmitirem a mensagem, voltaram a Jacó e lhe disseram: “Estivemos com seu irmão Esaú, e ele está vindo ao seu encontro com um bando de quatrocentos homens!”. 7Quando ouviu a notícia, Jacó ficou apavorado. Dividiu em dois grupos sua família e seus servos, e também os rebanhos, os bois e os camelos, 8pois pensou: “Se Esaú encontrar um dos grupos e atacá-lo, talvez o outro consiga escapar”.
9Então Jacó orou: “Ó Deus de meu avô, Abraão, e Deus de meu pai, Isaque; ó Senhor, tu me disseste: ‘Volte para sua terra natal, para seus parentes’. E prometeste: ‘Tratarei bem de você’. 10Não sou digno de toda a bondade e fidelidade que tens mostrado a mim, teu servo. Quando saí de casa e atravessei o rio Jordão, não possuía nada além de um cajado. Agora, minha família e meus servos formam duas caravanas! 11Por favor, salva-me de meu irmão, Esaú. Estou com medo de que ele venha atacar tanto a mim quanto a minhas mulheres e meus filhos. 12Mas tu prometeste: ‘Certamente tratarei bem de você e multiplicarei seus descendentes até que se tornem tão numerosos quanto a areia à beira do mar, que não se pode contar’”.
13Jacó passou a noite ali. Depois, escolheu entre seus bens os seguintes presentes para seu irmão, Esaú: 14duzentas cabras, vinte bodes, duzentas ovelhas, vinte carneiros, 15trinta fêmeas de camelo com seus filhotes, quarenta vacas, dez touros, vinte jumentas e dez jumentos. 16Dividiu esses animais em rebanhos, entregou cada rebanho a um servo e lhes disse: “Vão à minha frente com os animais, mas mantenham certa distância entre os rebanhos”.
17Aos homens encarregados do primeiro grupo, deu as seguintes instruções: “Quando meu irmão, Esaú, se encontrar com vocês, ele perguntará: ‘De quem são servos? Para onde vão? Quem é o dono destes animais?’. 18Respondam: ‘Eles pertencem ao seu servo Jacó, mas são um presente para Esaú, o senhor dele. Veja, ele está vindo atrás de nós’”.
19Jacó deu a mesma instrução aos encarregados do segundo e do terceiro grupo e a todos que seguiam os rebanhos: “Digam a mesma coisa a Esaú quando o encontrarem, 20e não se esqueçam de acrescentar: ‘Veja, seu servo Jacó está vindo atrás de nós’”.
Jacó pensou: “Tentarei apaziguá-lo com os presentes que estou enviando à minha frente. Quando o vir, quem sabe ele me receberá amistosamente”. 21Assim, os presentes foram enviados à frente, enquanto Jacó passou aquela noite no acampamento.
Jacó luta com Deus
22Durante a noite, Jacó se levantou, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e atravessou com eles o rio Jaboque. 23Depois de levá-los para a outra margem, fez passar todos os seus bens.
24Com isso, Jacó ficou sozinho no acampamento. Veio então um homem, que lutou com ele até o amanhecer. 25Quando o homem viu que não poderia vencer, tocou a articulação do quadril de Jacó e a deslocou. 26O homem disse: “Deixe-me ir, pois está amanhecendo!”.
Jacó, porém, respondeu: “Não o deixarei ir enquanto não me abençoar”.
27“Qual é seu nome?”, perguntou o homem.
“Jacó”, respondeu ele.
28O homem disse: “Seu nome não será mais Jacó. De agora em diante, você se chamará Israel,#32.28 Israel significa “Deus luta”. pois lutou com Deus e com os homens e venceu”.
29“Por favor, diga-me qual é seu nome”, disse Jacó.
“Por que quer saber meu nome?”, replicou o homem. E abençoou Jacó ali.
30Jacó chamou aquele lugar de Peniel,#32.30 Peniel significa “face de Deus”. pois disse: “Vi Deus face a face e, no entanto, minha vida foi poupada”. 31O sol estava nascendo quando Jacó partiu de Peniel,#32.31 Em hebraico, Penuel, variação de Peniel. mancando por causa do quadril deslocado. 32(Até hoje, o povo de Israel não come o tendão perto da articulação do quadril, por causa do que aconteceu naquela noite em que o homem feriu o tendão do quadril de Jacó.)

Currently Selected:

Gênesis 32: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy