YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 16

16
O nascimento de Ismael
1Sarai, mulher de Abrão, não havia conseguido lhe dar filhos. Tinha, porém, uma serva egípcia chamada Hagar. 2Sarai disse a Abrão: “O Senhor me impediu de ter filhos. Vá e deite-se com minha serva. Talvez, por meio dela, eu consiga ter uma família”. Abrão aceitou a proposta de Sarai. 3Então Sarai, mulher de Abrão, tomou Hagar, a serva egípcia, e a entregou a Abrão como mulher. (Isso aconteceu dez anos depois que Abrão havia se estabelecido na terra de Canaã.)
4Abrão teve relações com Hagar, e ela engravidou. Quando Hagar soube que estava grávida, começou a tratar Sarai, sua senhora, com desprezo. 5Então Sarai disse a Abrão: “Você é o culpado da vergonha que estou passando! Entreguei minha serva a você, mas, agora que engravidou, ela me trata com desprezo. O Senhor mostrará quem está errado: você ou eu!”.
6Abrão respondeu: “Hagar é sua serva. Faça com ela o que lhe parecer melhor”. Então Sarai a tratou tão mal que, por fim, Hagar fugiu.
7O anjo do Senhor encontrou Hagar no deserto, perto de uma fonte de água junto à estrada para Sur, 8e perguntou: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem e para onde vai?”.
“Estou fugindo de minha senhora, Sarai”, respondeu ela.
9Então o anjo do Senhor disse: “Volte para sua senhora e sujeite-se à autoridade dela”. 10E acrescentou: “Eu lhe darei tantos descendentes que será impossível contá-los”.
11O anjo do Senhor também disse: “Você está grávida e dará à luz um filho. Dê a ele o nome de Ismael,#16.11 Ismael significa “Deus ouve”. pois o Senhor ouviu seu clamor angustiado. 12Seu filho será um homem solitário e indomável, como um jumento selvagem. Levantará o punho contra todos, e todos serão contra ele. Sim, ele viverá em franca oposição a todos os seus parentes”.#16.12 O significado do hebraico é incerto.
13Então Hagar passou a usar outro nome para se referir ao Senhor, que havia falado com ela. Chamou-o de “Tu és o Deus que me vê”,#16.13 Em hebraico, El-Roi. pois tinha dito: “Aqui eu vi aquele que me vê!”. 14Por isso, aquela fonte que fica entre Cades e Berede recebeu o nome de Beer-Laai-Roi.#16.14 Beer-Laai-Roi significa “fonte daquele que vive e me vê”.
15Assim, Hagar deu um filho a Abrão, e Abrão o chamou de Ismael. 16Quando Ismael nasceu, Abrão tinha 86 anos.

Currently Selected:

Gênesis 16: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy