YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 10

10
1Este é o relato das famílias de Sem, Cam e Jafé, os três filhos de Noé, que geraram muitos filhos depois do dilúvio.
Os descendentes de Jafé
2Os descendentes de Jafé foram: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás.
3Os descendentes de Gômer foram: Asquenaz, Rifate e Togarma.
4Os descendentes de Javã foram: Elisá, Társis, Quitim e Rodanim.#10.4 Conforme alguns manuscritos hebraicos e a Septuaginta (ver tb. 1Cr 1.7); a maioria dos manuscritos hebraicos traz Dodanim. 5Seus descendentes se espalharam por vários territórios junto ao mar, formando nações de acordo com suas línguas, seus clãs e seus povos.
Os descendentes de Cam
6Os descendentes de Cam foram: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
7Os descendentes de Cuxe foram: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá. Os descendentes de Raamá foram: Sabá e Dedã.
8Cuxe também foi o antepassado de Ninrode, o primeiro guerreiro valente da terra. 9Porque era o mais corajoso dos caçadores,#10.9 Em hebraico, grande caçador diante do Senhor; também em 10.9b. seu nome deu origem ao provérbio: “Este homem é como Ninrode, o mais corajoso dos caçadores”. 10Ninrode construiu seu reino na terra da Babilônia,#10.10 Em hebraico, Sinar. fundando as cidades de Babel, Ereque, Acade e Calné. 11Expandiu seu território até a Assíria,#10.11 OuDessa terra partiu a Assíria. onde construiu as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá 12e Resém, a grande cidade situada entre Nínive e Calá.
13Mizraim foi o antepassado dos luditas, anamitas, leabitas, naftuítas, 14patrusitas, casluítas e dos caftoritas, dos quais descendem os filisteus.#10.14 Em hebraico, casluítas, dos quais descendem os filisteus, e caftoritas. Comparar com Jr 47.4; Am 9.7.
15O filho mais velho de Canaã foi Sidom, antepassado dos sidônios. Canaã foi o antepassado dos hititas,#10.15 Em hebraico, antepassado de Hete. 16jebuseus, amorreus, girgaseus, 17heveus, arqueus, sineus, 18arvadeus, zemareus e hamateus. Com o tempo, os clãs cananeus se espalharam. 19O território de Canaã se estendia desde Sidom, ao norte, até Gerar e Gaza, ao sul, e, a leste, até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, próximo a Lasa.
20Esses foram os descendentes de Cam, de acordo com seus clãs, línguas, territórios e povos.
Os descendentes de Sem
21Sem, irmão mais velho de Jafé,#10.21 Ou Sem, cujo irmão mais velho era Jafé. também teve filhos. Sem foi o antepassado de todos os descendentes de Héber.
22Os descendentes de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
23Os descendentes de Arã foram: Uz, Hul, Géter e Más.
24Arfaxade gerou Salá,#10.24 A Septuaginta traz Arfaxade gerou Cainã; Cainã gerou Selá. Comparar com Lc 3.36. e Salá gerou Héber.
25Héber teve dois filhos. O primeiro recebeu o nome de Pelegue,#10.25 Pelegue significa “divisão”. pois em sua época a terra foi dividida. O irmão de Pelegue recebeu o nome de Joctã.
26Joctã foi o antepassado de Almodá, Salefe, Hazarmavé, Jerá, 27Adorão, Uzal, Dicla, 28Obal, Abimael, Sabá, 29Ofir, Havilá e Jobabe. Todos eles foram descendentes de Joctã. 30O território que ocupavam se estendia desde Messa até Sefar, nas montanhas ao leste.
31Esses foram os descendentes de Sem, de acordo com seus clãs, línguas, territórios e povos.
Conclusão
32Esses foram os clãs descendentes dos filhos de Noé, de acordo com suas linhagens. Todas as nações da terra vieram desses clãs depois do dilúvio.

Currently Selected:

Gênesis 10: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy