YouVersion Logo
Search Icon

Esdras 10

10
O povo confessa seu pecado
1Enquanto Esdras orava e fazia essa confissão, chorando e com o rosto no chão diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas — homens, mulheres e crianças — se reuniu e chorou amargamente com ele. 2Então Secanias, filho de Jeiel, descendente de Elão, disse a Esdras: “Fomos infiéis a nosso Deus, pois nos casamos com mulheres estrangeiras, dos povos desta terra. Apesar disso, há esperança para Israel. 3Façamos agora uma aliança com nosso Deus, firmando que nos divorciaremos de nossas esposas estrangeiras e as mandaremos embora com seus filhos. Seguiremos seu conselho e o conselho dos outros que tremem diante dos mandamentos de nosso Deus. Que tudo seja feito de acordo com a lei de Deus. 4Levante-se, pois é seu dever nos dizer como corrigir esta situação. Nós o apoiaremos; portanto, seja forte e faça o que tem de ser feito!”.
5Então Esdras se levantou e exigiu que os líderes dos sacerdotes, os levitas e todo o povo de Israel jurassem que fariam o que Secanias tinha dito. E todos fizeram um juramento solene. 6Em seguida, Esdras se retirou de diante do templo de Deus e foi à sala de Joanã, filho de Eliasibe. Não bebeu nem comeu nada enquanto esteve ali, pois ainda lamentava a infidelidade dos exilados que haviam regressado.
7Depois disso, foi feita uma proclamação por todo o Judá e Jerusalém, para que todos os que vieram do exílio se reunissem em Jerusalém. 8Aqueles que não viessem em três dias perderiam todas as suas propriedades e seriam expulsos da comunidade dos exilados, conforme a decisão dos líderes e das autoridades.
9Dentro de três dias, todo o povo de Judá e de Benjamim havia se reunido em Jerusalém. A reunião aconteceu no dia 19 de dezembro,#10.9 Em hebraico, no vigésimo dia do nono mês, do antigo calendário lunar hebraico. O ano foi 458 a.C.; ver também nota em 6.15. e todo o povo estava sentado na praça diante do templo de Deus. Tremiam por causa da seriedade do assunto e porque chovia. 10Então o sacerdote Esdras se levantou e disse: “Vocês agiram de modo infiel. Aumentaram a culpa de Israel ao se casar com mulheres estrangeiras. 11Agora, confessem seu pecado ao Senhor, o Deus de seus antepassados, e façam o que agrada a ele. Separem-se do povo da terra e dessas mulheres estrangeiras”.
12Toda a comunidade respondeu em alta voz: “Você tem razão! Faremos o que disse! 13No entanto, não é algo que possa ser feito em um dia ou dois, pois há muitos de nós envolvidos neste grande pecado. E agora é a estação das chuvas, portanto não podemos ficar aqui fora por muito mais tempo. 14Que nossos líderes decidam por toda a comunidade. Todo aquele que tiver uma esposa estrangeira virá num dia marcado, acompanhado das autoridades e dos juízes de sua cidade, para que a ira ardente de nosso Deus a esse respeito seja afastada de nós”.
15Os únicos que se opuseram à proposta foram Jônatas, filho de Asael, e Jazeías, filho de Ticvá, apoiados por Mesulão e pelo levita Sabetai.
16Foi esse, portanto, o plano que seguiram. Esdras escolheu líderes para representarem suas famílias e designou cada representante por nome. No dia 29 de dezembro,#10.16 Em hebraico, No primeiro dia do décimo mês, do antigo calendário lunar hebraico. O ano foi 458 a.C.; ver também nota em 6.15. os líderes se reuniram para tratar da questão. 17Assim, em 27 de março, o primeiro dia do novo ano,#10.17 Em hebraico, No primeiro dia do primeiro mês, do antigo calendário lunar hebraico. O ano foi 457 a.C.; ver também nota em 6.15. haviam terminado de resolver todos os casos de homens que tinham se casado com mulheres estrangeiras.
Os culpados de casamento misto
18Os sacerdotes que se casaram com mulheres estrangeiras foram:
Da família de Jesua, filho de Jeozadaque,#10.18 Em hebraico, Jozadaque, variação de Jeozadaque. e de seus irmãos: Maaseias, Eliézer, Jaribe e Gedalias. 19Assumiram o compromisso de divorciar-se de suas esposas, e cada um ofereceu um carneiro como sacrifício por causa de sua culpa.
20Da família de Imer: Hanani e Zebadias.
21Da família de Harim: Maaseias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias.
22Da família de Pasur: Elioenai, Maaseias, Ismael, Natanael, Jozabade e Elasa.
23Os levitas culpados desse pecado foram: Jozabade, Simei, Quelaías (também chamado Quelita), Petaías, Judá e Eliézer.
24O cantor culpado desse pecado foi: Eliasibe.
Os porteiros culpados desse pecado foram: Salum, Telém e Uri.
25Os outros israelitas culpados desse pecado foram:
Da família de Parós: Ramias, Jezias, Malquias, Miamim, Eleazar, Malquias e Benaia.
26Da família de Elão: Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jeremote e Elias.
27Da família de Zatu: Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jeremote, Zabade e Aziza.
28Da família de Bebai: Joanã, Hananias, Zabai e Atlai.
29Da família de Bani: Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube, Seal e Jeremote.
30Da família de Paate-Moabe: Adna, Quelal, Benaia, Maaseias, Matanias, Bezaleel, Binui e Manassés.
31Da família de Harim: Eliézer, Issias, Malquias, Semaías, Simeão, 32Benjamim, Maluque e Semarias.
33Da família de Hasum: Matenai, Matatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei.
34Da família de Bani: Maadai, Anrão, Uel, 35Benaia, Bedias, Queluí, 36Vanias, Meremote, Eliasibe, 37Matanias, Matenai e Jaasai.
38Da família de Binui:#10.37-38 Conforme a Septuaginta; o hebraico traz Jaasai, 38Bani, Binui. Simei, 39Selemias, Natã, Adaías, 40Macnadbai, Sasai, Sarai,
41Azareel, Selemias, Semarias, 42Salum, Amarias e José.
43Da família de Nebo: Jeiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadai, Joel e Benaia.
44Todos esses homens se casaram com mulheres estrangeiras, e alguns tiveram filhos com essas esposas.#10.44 Ou e as mandaram embora com seus filhos. O significado do hebraico é incerto.

Currently Selected:

Esdras 10: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy