YouVersion Logo
Search Icon

Ezequiel 43

43
A glória do Senhor volta ao templo
1Depois disso, o homem me levou à porta leste. 2De repente, a glória do Deus de Israel surgiu, vindo do leste. O som de sua vinda era como o rugido de águas revoltas, e toda a paisagem se iluminou com sua glória. 3A visão era como as outras que eu havia tido, primeiro junto ao rio Quebar e depois quando ele veio#43.3 Conforme alguns manuscritos hebraicos e a Vulgata; o Texto Massorético traz eu vim. destruir Jerusalém. Prostrei-me com o rosto no chão, 4e a glória do Senhor entrou no templo pela porta leste.
5Então o Espírito me pôs em pé e me levou ao pátio interno, e a glória do Senhor encheu o templo. 6Ouvi alguém falar comigo de dentro do templo, enquanto o homem que havia tomado as medidas estava ao meu lado. 7O Senhor me disse: “Filho do homem, este é o lugar de meu trono e o lugar onde descanso meus pés. Habitarei aqui para sempre no meio do povo de Israel. Eles e seus reis nunca mais profanarão meu santo nome ao cometer adultério adorando outros deuses ou ao honrar relíquias de seus reis que morreram.#43.7 Ou seus reis em lugares altos. 8Puseram os altares de seus ídolos ao lado de meu altar, com apenas uma parede entre mim e eles. Profanaram meu santo nome com esse pecado detestável, por isso os consumi em minha ira. 9Agora, que deixem de adorar outros deuses e honrar as relíquias de seus reis, e eu habitarei no meio deles para sempre.
10“Filho do homem, descreva para o povo de Israel o templo que lhe mostrei, para que eles se envergonhem de todos os seus pecados. Que eles estudem a planta do templo 11e fiquem envergonhados#43.11 Conforme a Septuaginta; o hebraico traz se ficarem envergonhados. de tudo que fizeram. Descreva-lhes todas as especificações do templo, incluindo as entradas e saídas, e todos os outros detalhes. Fale de seus decretos e suas leis. Escreva todas essas especificações e todos esses decretos diante do povo, para que se lembrem deles e lhes obedeçam. 12E esta é a lei do templo: todo o alto do monte onde está o templo é santo. Sim, esta é a lei do templo.”
O altar
13“Estas são as medidas do altar:#43.13a Em hebraico, medidas do altar em côvados longos, cada um medindo 1 côvado [45 centímetros] e 4 dedos [8 centímetros] de comprimento. há uma calha ao redor de todo o altar com 0,5 metro de profundidade e 0,5 metro de largura,#43.13b Em hebraico, 1 côvado de profundidade e 1 côvado de altura. com uma borda de 23 centímetros#43.13c Em hebraico, 1 palmo. à sua volta. E esta é a altura#43.13d Conforme a Septuaginta; o hebraico traz a base. do altar: 14da calha o altar se eleva por 1 metro#43.14a Em hebraico, 2 côvados. até uma borda inferior ao seu redor com 0,5 metro#43.14b Em hebraico, 1 côvado; também em 43.14d. de largura. Da borda inferior o altar se eleva por 2 metros#43.14c Em hebraico, 4 côvados; também em 43.15. até a borda superior, que também tem 0,5 metro de largura. 15A parte de cima do altar, onde fica o fogo, se eleva mais 2 metros, com um chifre em cada um dos quatro cantos. 16A parte de cima do altar é quadrada, com 6 metros de cada lado.#43.16 Em hebraico, 12 [côvados] de comprimento e 12 [côvados] de largura. 17A borda superior também forma um quadrado, com 7 metros de cada lado,#43.17a Em hebraico, 14 [côvados] de comprimento e 14 [côvados] de largura. uma calha de 0,5 metro e uma saliência de 25 centímetros#43.17b Em hebraico, uma calha de 1 côvado e uma saliência de 0,5 côvado. ao redor da borda. Há degraus do lado leste do altar”.
18Então ele me disse: “Filho do homem, assim diz o Senhor Soberano: Estas serão as regras para a queima de ofertas e a aspersão de sangue depois que o altar for construído. 19Nessa ocasião, os sacerdotes levitas da família de Zadoque, aqueles que servem diante de mim, devem receber um novilho para uma oferta pelo pecado, diz o Senhor Soberano. 20Você pegará um pouco do sangue do novilho e o aplicará aos quatro chifres do altar, aos quatro cantos da borda superior e à saliência em volta da borda. Com isso, purificará o altar e fará expiação por ele. 21Em seguida, pegará o novilho para a oferta pelo pecado e o queimará no lugar indicado, fora da área do templo.
22“No segundo dia, apresentará como oferta pelo pecado um bode sem defeito. Em seguida, purificará o altar e fará expiação por ele novamente, como fez com o novilho. 23Quando tiver terminado a cerimônia de purificação, apresentará outro novilho sem defeito e um carneiro perfeito do rebanho. 24Você os oferecerá ao Senhor, e os sacerdotes espalharão sal sobre eles e os apresentarão como holocausto ao Senhor.
25“Todos os dias, por sete dias, você apresentará um bode, um novilho e um carneiro do rebanho como oferta pelo pecado. Nenhum desses animais deve ter qualquer defeito. 26Fará isso todos os dias, por sete dias, para purificar o altar e fazer expiação por ele e, desse modo, separá-lo para o uso sagrado. 27No oitavo dia, e a cada dia depois disso, os sacerdotes oferecerão no altar os holocaustos e as ofertas de paz do povo. Então eu aceitarei vocês. Eu, o Senhor Soberano, falei!”.

Currently Selected:

Ezequiel 43: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy