YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 1

1
Os israelitas no Egito
1Estes são os nomes dos filhos de Israel#1.1 Os nomes “Israel” e “Jacó” são frequentemente usados de forma intercambiável ao longo de todo o Antigo Testamento e se referem, por vezes, ao patriarca e, em outras ocasiões, à nação. que se mudaram para o Egito com Jacó, cada um com sua família: 2Rúben, Simeão, Levi, Judá, 3Issacar, Zebulom, Benjamim, 4Dã, Naftali, Gade e Aser. 5Ao todo, desceram ao Egito setenta#1.5 Os manuscritos do mar Morto e a Septuaginta trazem 75; ver notas em Gn 46.27. descendentes de Jacó, incluindo José, que já estava lá.
6Com o tempo, José e seus irmãos morreram, e toda aquela geração chegou ao fim. 7Mas seus descendentes, os israelitas, tiveram muitos filhos e netos. Multiplicaram-se tanto que se fortaleceram e encheram a terra.
8Por fim, subiu ao poder no Egito um novo rei, que não sabia coisa alguma sobre José. 9O rei disse a seu povo: “Vejam, agora o povo de Israel é mais numeroso e mais forte que nós. 10Precisamos tramar um plano para evitar que se tornem ainda mais numerosos. Se não o fizermos e houver guerra, eles se unirão a nossos inimigos, lutarão contra nós e depois fugirão desta terra”.#1.10 Ou tomarão posse desta terra.
11Assim, os egípcios nomearam capatazes para dirigir o trabalho do povo. Sob opressão, os israelitas construíram Pitom e Ramessés, duas cidades que serviam de centros de armazenamento para o faraó. 12Porém, quanto mais eram oprimidos, mais os israelitas se multiplicavam e se espalhavam, e mais preocupados os egípcios ficavam. 13Por isso, os egípcios os forçavam com crueldade a trabalhar pesado. 14Tornaram a vida deles amarga, obrigando-os a preparar argamassa, produzir tijolos e fazer todo o trabalho nos campos. Eram cruéis em todas as suas exigências.
15O faraó, rei do Egito, deu a seguinte ordem às parteiras hebreias Sifrá e Puá: 16“Quando ajudarem as hebreias a dar à luz, prestem atenção durante o parto.#1.16 Em hebraico, olhem para as duas pedras. O significado do hebraico é incerto. Se for menino, matem o bebê; se for menina, deixem que viva”. 17Mas as parteiras temiam a Deus e se recusaram a obedecer à ordem do rei; assim, deixaram os meninos viver.
18Então o rei do Egito mandou chamar as parteiras e lhes perguntou: “Por que fizeram isso? Por que deixaram os meninos viver?”.
19“As mulheres hebreias não são como as egípcias”, responderam as parteiras ao faraó. “São mais vigorosas e dão à luz com tanta rapidez que não conseguimos chegar a tempo.”
20Deus foi bondoso com as parteiras, e os israelitas continuaram a multiplicar-se e tornaram-se cada vez mais fortes. 21E, porque as parteiras temeram a Deus, ele deu a cada uma delas a sua própria família.
22Então o faraó deu a seguinte ordem a todo o seu povo: “Lancem no rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas deixem as meninas viver”.

Currently Selected:

Êxodo 1: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy