YouVersion Logo
Search Icon

1Crônicas 11

11
Davi se torna rei de todo o Israel
1Então todo o Israel se reuniu diante de Davi, em Hebrom. “Somos do mesmo povo e raça”,#11.1 Em hebraico, Somos seu osso e sua carne. disseram. 2“No passado, quando Saul era rei, era você que liderava o exército de Israel. E o Senhor, seu Deus, lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo, Israel. Será o líder do meu povo, Israel’.”
3Então, ali em Hebrom, Davi fez um acordo diante do Senhor com todas as autoridades de Israel, e elas o ungiram rei de Israel, conforme o Senhor havia anunciado por meio de Samuel.
Davi conquista Jerusalém
4Então Davi e todo o Israel foram a Jerusalém (isto é, Jebus), onde moravam os jebuseus, que viviam naquele lugar. 5Os jebuseus zombaram de Davi: “Você jamais entrará aqui!”, mas Davi tomou a fortaleza de Sião, que hoje é chamada de Cidade de Davi.
6Davi tinha dito a seus soldados: “O primeiro que atacar os jebuseus se tornará o comandante de meus exércitos!”. Joabe, filho de Zeruia, foi o primeiro a atacar, e assim se tornou o comandante dos exércitos de Davi.
7Davi foi morar na fortaleza, e ela passou a ser chamada de Cidade de Davi. 8Ampliou a cidade, desde o aterro#11.8 Em hebraico, o Milo. O significado do hebraico é incerto. até a região ao redor, enquanto Joabe reconstruiu o restante da cidade. 9Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor dos Exércitos estava com ele.
Os guerreiros mais valentes de Davi
10Estes foram os líderes dos guerreiros valentes de Davi. Junto com todo o Israel, apoiaram firmemente o reinado de Davi, conforme o Senhor havia prometido a respeito de Israel.
11Este é o registro dos guerreiros mais valentes de Davi. O primeiro era Jasobeão, o hacmonita, líder dos Três, isto é, dos guerreiros mais valentes dentre os soldados de Davi.#11.11 Conforme alguns manuscritos gregos (ver tb. 2Sm 23.8); o hebraico traz líder dos Trinta, ou líder dos capitães. Certa ocasião, usou sua lança para matar trezentos soldados inimigos numa só batalha.
12O segundo era Eleazar, filho de Dodai,#11.12 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.9 (ver tb. 27.4); o hebraico traz Dodô, variação de Dodai. descendente de Aoí. 13Estava com Davi quando os filisteus se reuniram para a batalha em Pas-Damim e atacaram os israelitas numa plantação de cevada. O exército israelita fugiu, 14mas Eleazar e Davi#11.14 Em hebraico, eles. mantiveram sua posição no meio do campo e derrotaram os filisteus. O Senhor os salvou e lhes deu grande vitória.
15Certa vez, Davi estava na rocha junto à caverna de Adulão, e o exército filisteu estava acampado no vale de Refaim. Os Três — que faziam parte dos Trinta, um grupo de elite entre os valentes de Davi — desceram para encontrá-lo em Adulão. 16Nessa ocasião, Davi estava na fortaleza, e um destacamento filisteu havia ocupado a cidade de Belém.
17Davi comentou: “Ah, como seria bom beber a água pura do poço que fica junto ao portão de Belém!”. 18Então os Três atravessaram as fileiras dos filisteus, tiraram água do poço junto ao portão de Belém e a trouxeram a Davi. Ele, porém, se recusou a bebê-la. Em vez disso, derramou-a no chão como oferta ao Senhor. 19“Que Deus não permita que eu beba desta água!”, exclamou. “Ela é tão preciosa quanto o sangue destes homens#11.19 Em hebraico, Acaso beberei do sangue destes homens? que arriscaram a vida para trazê-la.” E Davi não a bebeu. Esses são exemplos dos feitos desses três guerreiros.
Os trinta valentes de Davi
20Abisai, irmão de Joabe, era o líder dos Trinta.#11.20 Conforme a versão siríaca; o hebraico traz dos Três (tb. em 11.21). Certa ocasião, usou sua lança para matar trezentos soldados inimigos numa só batalha. Foi por causa de feitos como esse que ele se tornou tão famoso quanto os Três. 21Abisai era o mais conhecido dos Trinta e era seu comandante, embora não fosse um dos Três.
22Também havia Benaia, filho de Joiada, soldado valente#11.22a Ou filho de Joiada, filho de Isai. de Cabzeel. Realizou muitos feitos heroicos, como matar dois grandes guerreiros#11.22b Em hebraico, dois de Ariel. de Moabe. Em outra ocasião, num dia de neve, perseguiu um leão até uma cova e o matou. 23Uma vez, com apenas um cajado, matou um guerreiro egípcio de 2,25 metros#11.23 Em hebraico, 5 côvados. de altura armado com uma lança da grossura de um eixo de tecelão. Benaia arrancou a lança da mão do egípcio e com ela o matou. 24Feitos como esses tornaram Benaia tão famoso quanto os três guerreiros mais valentes. 25Foi mais honrado que qualquer outro membro dos Trinta, embora não fosse um dos Três. Davi o nomeou comandante de sua guarda pessoal.
26Outros guerreiros valentes de Davi foram:
Asael, irmão de Joabe;
Elanã, filho de Dodô, de Belém;
27Samá, de Harode;#11.27 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.25; o hebraico traz Samote, de Haror.
Helez, de Pelom;
28Ira, filho de Iques, de Tecoa;
Abiezer, de Anatote;
29Sibecai, de Husate;
Zalmom,#11.29 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.28; o hebraico traz Ilai. de Aoí;
30Maarai, de Netofate;
Helede, filho de Baaná, de Netofate;
31Itai, filho de Ribai, de Gibeá, na terra de Benjamim;
Benaia, de Piratom;
32Hurai, de Naal-Gaás;#11.32a Ou dos ribeiros de Gaás.
Abi-Albom,#11.32b Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.31; o hebraico traz Abiel. de Arbate;
33Azmavete, de Baurim;#11.33 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.31; o hebraico traz Baarum.
Eliaba, de Saalbom;
34os filhos de Jasém,#11.34 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.32; o hebraico traz filhos de Hasém. de Gizom;
Jônatas, filho de Sage, de Harar;
35Aião, filho de Sarar,#11.35 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.33; o hebraico traz filho de Sacar. de Harar;
Elifal, filho de Ur;
36Héfer, de Maquerate;
Aías, de Pelom;
37Hezro, do Carmelo;
Paarai,#11.37 Conforme o texto paralelo em 2Sm 23.35; o hebraico traz Naarai. filho de Ezbai;
38Joel, irmão de Natã;
Mibar, filho de Hagri;
39Zeleque, de Amom;
Naarai, de Beerote, escudeiro de Joabe, filho de Zeruia;
40Ira, de Jatir;
Garebe, de Jatir;
41Urias, o hitita;
Zabade, filho de Alai;
42Adina, filho de Siza, líder rubenita que tinha consigo trinta homens;
43Hanã, filho de Maaca;
Josafá, de Mitene;
44Uzia, de Asterote;
Sama e Jeiel, filhos de Hotão, de Aroer;
45Jediael, filho de Sinri;
Joá, de Tiz;
46Eliel, de Maave;
Jeribai e Josavias, filhos de Elnaão;
Itma, de Moabe;
47Eliel e Obede;
Jaasiel, de Zobá.#11.47 Ou o mezobaíta.

Currently Selected:

1Crônicas 11: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy