YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 13

13
A obediência às autoridades
1Que todos estejam sujeitos às autoridades superiores.#Tt 3.1; 1Pe 2.13-14 Porque não há autoridade que não proceda de Deus, e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2Assim, aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Você quer viver sem medo da autoridade? Faça o bem e você terá louvor dela, 4pois a autoridade é ministro de Deus para o seu bem. Mas, se você fizer o mal, então tenha medo, porque não é sem motivo que a autoridade traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar quem pratica o mal. 5Portanto, é necessário que vocês se sujeitem à autoridade, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.#1Pe 2.19
6É por isso também que vocês pagam impostos, porque as autoridades são ministros de Deus, atendendo constantemente a este serviço. 7Paguem a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto;#Lc 20.25 a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.
O amor ao próximo é o cumprimento da lei
8Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei.#Mt 7.12; Gl 5.14 9Pois estes mandamentos: “Não cometa adultério”,#Êx 20.14; Dt 5.18 “não mate”,#Êx 20.13; Dt 5.17 “não furte”,#Êx 20.15; Dt 5.19 “não cobice”,#Êx 20.17; Dt 5.21 e qualquer outro mandamento que houver, todos se resumem nesta palavra: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”#Lv 19.18 10O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor.
O dia está próximo
11E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos.#1Co 7.29; 1Pe 4.7 12Vai alta a noite, e o dia vem chegando. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.#2Co 6.7; Ef 6.11 13Vivamos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidades e libertinagem, não em discórdias e ciúmes. 14Mas revistam-se do Senhor Jesus Cristo#Gl 3.27; Cl 3.10 e não façam nada que venha a satisfazer os desejos da carne.

Currently Selected:

Romanos 13: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy