YouVersion Logo
Search Icon

Marcos 5

5
A cura do endemoniado geraseno
Mt 8.28-34; Lc 8.26-39
1Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. 2Ao desembarcar, logo um homem possuído de espírito imundo veio dos túmulos ao encontro de Jesus. 3Esse homem vivia nos túmulos, e ninguém podia prendê-lo, nem mesmo com correntes. 4Porque, tendo sido muitas vezes preso com correntes e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e as correntes foram despedaçadas. E ninguém conseguia dominá-lo. 5Andava sempre, de noite e de dia, gritando por entre os túmulos e pelos montes, ferindo-se com pedras. 6Quando, de longe, viu Jesus, correu e prostrou-se diante dele, 7gritando em alta voz:
— O que você quer comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Por Deus, peço-lhe que não me atormente!
8Ele disse isto, porque Jesus tinha dito a ele: “Espírito imundo, saia desse homem!”
9Então Jesus lhe perguntou:
— Qual é o seu nome?
Ele respondeu:
— Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10E pediu-lhe com insistência que não os mandasse para fora do país.
11Ora, uma grande manada de porcos estava pastando ali pelo monte. 12E os espíritos imundos pediram a Jesus:
— Mande-nos para os porcos, para que entremos neles.
13E Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos. E a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. 14Os que tratavam dos porcos fugiram e foram anunciá-lo na cidade e pelos campos.
Então o povo saiu para ver o que tinha acontecido. 15Aproximando-se de Jesus, viram o endemoniado, o que antes estava dominado pela legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. 16Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que tinha acontecido ao endemoniado e também falaram a respeito dos porcos. 17E começaram a pedir com insistência que Jesus se retirasse da terra deles.
18Quando Jesus estava entrando no barco, aquele que antes estava possuído pelos demônios pediu com insistência que Jesus o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não o permitiu; ao contrário, ordenou-lhe:
— Vá para a sua casa, para os seus parentes, e conte-lhes tudo o que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você.
20Então ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe tinha feito; e todos se admiravam.
O pedido de Jairo
Mt 9.18-19; Lc 8.40-42a
21Tendo Jesus voltado de barco para o outro lado, reuniu-se em volta dele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos pés de Jesus 23e lhe pediu com insistência:
— Minha filhinha está morrendo; venha impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva.
24Jesus foi com ele.
A cura de uma mulher enferma
Mt 9.20-22; Lc 8.42b-48
Uma grande multidão seguia Jesus, apertando-o de todos os lados.
25Estava ali certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia.#Lv 15.25 26Ela havia padecido muito nas mãos de vários médicos e gastado tudo o que tinha, sem, contudo, melhorar de saúde; pelo contrário, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. 28Porque dizia: “Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada.” 29E logo a hemorragia estancou, e ela sentiu no corpo que estava curada daquele mal. 30Jesus, reconhecendo imediatamente que dele havia saído poder, virando-se no meio da multidão, perguntou:
— Quem tocou na minha roupa?
31Os discípulos responderam:
— O senhor está vendo que a multidão o aperta e ainda pergunta: “Quem me tocou?”
32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem tinha feito aquilo. 33Então a mulher, amedrontada e trêmula, ciente do que lhe havia acontecido, veio, prostrou-se diante de Jesus e declarou-lhe toda a verdade. 34Então Jesus lhe disse:
— Filha, a sua fé salvou você. Vá em paz e fique livre desse mal.
A ressurreição da filha de Jairo
Mt 9.23-26; Lc 8.49-56
35Enquanto Jesus ainda falava, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo:
— A sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre?
36Mas Jesus, sem levar em conta tais palavras, disse ao chefe da sinagoga:
— Não tenha medo; apenas creia!
37Jesus não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro e os irmãos Tiago e João. 38Chegando à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39Ao entrar, disse:
— Por que vocês estão alvoroçados e chorando? A criança não está morta, mas dorme.
40E riam-se dele. Mas Jesus, mandando que todos saíssem, levou consigo o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41Tomando a criança pela mão, disse:
— Talitá cumi! — que quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”
42Imediatamente a menina, que tinha doze anos, se levantou e começou a andar. Então todos ficaram muito admirados. 43Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse. E mandou que dessem de comer à menina.

Currently Selected:

Marcos 5: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy