YouVersion Logo
Search Icon

Marcos 2

2
A cura de um paralítico em Cafarnaum
Mt 9.1-8; Lc 5.17-26
1Dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum, e logo se ouviu dizer que ele estava em casa. 2Muitos se reuniram ali, a ponto de não haver lugar nem mesmo junto à porta. E Jesus anunciava-lhes a palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4E, não podendo aproximar-se de Jesus, por causa da multidão, removeram o telhado no ponto correspondente ao lugar onde Jesus se encontrava e, pela abertura, desceram o leito em que o paralítico estava deitado. 5Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico:
— Filho, os seus pecados estão perdoados.
6Alguns escribas estavam sentados ali e pensavam em seu coração:
7— Como ele se atreve a falar assim? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, a não ser um, que é Deus?
8E Jesus, percebendo imediatamente em seu espírito que eles assim pensavam, disse-lhes:
— Por que vocês estão pensando essas coisas em seu coração? 9O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados”, ou dizer: “Levante-se, tome o seu leito e ande”? 10Mas isto é para que vocês saibam que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados.
E disse ao paralítico:
11 — Eu digo a você: Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa.
12Ele se levantou e, no mesmo instante, pegando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de todos se admirarem e darem glória a Deus, dizendo:
— Jamais vimos coisa assim!
O chamado de Levi
Mt 9.9-13; Lc 5.27-32
13De novo, Jesus foi para junto do mar, e toda a multidão vinha ao encontro dele, e ele os ensinava. 14Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e lhe disse:
— Siga-me!
Ele se levantou e o seguiu.
15Achando-se Jesus à mesa, na casa de Levi, estavam junto com ele e com os seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram muitos e também o seguiam. 16Os escribas dos fariseus, vendo Jesus comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele:
— Por que ele come e bebe com os publicanos e pecadores?
17Tendo ouvido isto, Jesus lhes respondeu:
— Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; eu não vim chamar justos, e sim pecadores. # 1Tm 1.15
A questão do jejum
Mt 9.14-17; Lc 5.33-39
18Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas foram perguntar a Jesus:
— Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas os seus discípulos não jejuam?
19Jesus respondeu:
— Como podem os convidados para o casamento jejuar enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo em que o noivo estiver presente, não podem jejuar. 20No entanto, virão dias em que o noivo lhes será tirado, e então, naquele dia, eles vão jejuar. 21Ninguém costura um remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo novo tira um pedaço da roupa velha, e o buraco fica ainda maior. 22E ninguém põe vinho novo em odres#2.22 Vasilha de couro para transportar líquidos velhos, porque, se fizer isso, o vinho romperá os odres e se perdem tanto o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.
Jesus é senhor do sábado
Mt 12.1-8; Lc 6.1-5
23Aconteceu que, num sábado, Jesus atravessava as searas,#2.23 Plantações de cereais e os seus discípulos, ao passar, começaram a colher espigas.#Dt 23.25 24Então os fariseus disseram a Jesus:
— Olhe! Por que eles estão fazendo o que não é lícito aos sábados?
25Ele lhes respondeu:
— Vocês nunca leram o que Davi fez quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais só aos sacerdotes era lícito comer,#Lv 24.9 e ainda deu esses pães aos seus companheiros?#1Sm 21.1-6
27E Jesus acrescentou:
— O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28Assim, o Filho do Homem é senhor também do sábado.

Currently Selected:

Marcos 2: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy