YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 5

5
A pesca maravilhosa. Os primeiros discípulos
Mt 4.18-22; Mc 1.16-20
1Aconteceu que Jesus estava junto ao lago de Genesaré, e a multidão o apertava para ouvir a palavra de Deus. 2Então ele viu dois barcos junto à praia do lago. Os pescadores tinham desembarcado e estavam lavando as redes. 3Entrando num dos barcos, que era o de Simão, Jesus pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, do barco ensinava as multidões.#Mt 13.1-2; Mc 3.9-10; 4.1 4Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
— Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar.
5Em resposta, Simão disse:
— Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes.
6Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper. 7Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase afundarem. 8Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo:
— Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador.
9Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Então Jesus disse a Simão:
— Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente.
11E, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo, o seguiram.#Jo 21.1-14
A cura de um leproso
Mt 8.1-4; Mc 1.40-45
12Aconteceu que, estando Jesus numa das cidades, um homem coberto de lepra veio à sua presença. Quando ele viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e pediu:
— Senhor, se quiser, pode purificar-me.
13E Jesus, estendendo a mão, tocou nele, dizendo:
— Quero, sim. Fique limpo!
E, no mesmo instante, a lepra daquele homem desapareceu. 14Jesus ordenou-lhe que não contasse isso a ninguém. E acrescentou:
— Mas vá, apresente-se ao sacerdote e ofereça # Lv 14.1-32 pela purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.
15Porém o que se dizia a respeito de Jesus se espalhava cada vez mais, e grandes multidões afluíam para o ouvir e para serem curadas de suas enfermidades. 16Jesus, porém, se retirava para lugares solitários e orava.
A cura de um paralítico em Cafarnaum
Mt 9.1-8; Mc 2.1-12
17E aconteceu que, num daqueles dias, Jesus estava ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. 18Vieram, então, alguns homens trazendo um paralítico deitado num leito. Eles procuravam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus. 19E, não encontrando uma forma de fazer isso por causa da multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, desceram o paralítico no seu leito, deixando-o no meio das pessoas, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico:
— Homem, os seus pecados estão perdoados.
21E os escribas e fariseus começaram a pensar:
— Quem é este que diz blasfêmias?#Jo 10.33 Quem pode perdoar pecados, a não ser um, que é Deus?#Is 43.25
22Jesus, porém, conhecendo os pensamentos deles, disse-lhes:
— O que vocês estão pensando em seu coração? 23O que é mais fácil? Dizer: “Os seus pecados estão perdoados”, ou dizer: “Levante-se e ande”? 24Mas isto é para que vocês saibam que o Filho do Homem tem autoridade sobre a terra para perdoar pecados.
E disse ao paralítico:
— Eu digo a você: Levante-se, pegue o seu leito e vá para casa.
25E imediatamente ele se levantou diante de todos e, pegando o leito em que até então estava deitado, voltou para casa, glorificando a Deus. 26Todos ficaram muito admirados, davam glória a Deus e, cheios de temor, diziam:
— Hoje vimos coisas extraordinárias!
O chamado de Levi
Mt 9.9-13; Mc 2.13-17
27Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria. E lhe disse:
— Siga-me!
28Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.
29Então Levi lhe ofereceu um grande banquete em sua casa; e era grande o número de publicanos e outras pessoas que estavam com eles à mesa. 30Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando:
— Por que vocês comem e bebem com os publicanos e pecadores?#Lc 15.1-2
31Jesus tomou a palavra e disse:
— Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 32Não vim chamar justos, e sim pecadores,#1Tm 1.15 ao arrependimento.
A questão do jejum
Mt 9.14-17; Mc 2.18-22
33Então eles disseram a Jesus:
— Os discípulos de João frequentemente jejuam e fazem orações, e os discípulos dos fariseus fazem o mesmo; mas os seus discípulos comem e bebem.
34Jesus, porém, lhes disse:
— Será que vocês podem fazer com que os convidados para o casamento jejuem enquanto o noivo está com eles? 35No entanto, virão dias em que o noivo lhes será tirado, e então, naqueles dias, eles vão jejuar.
36Também lhes contou uma parábola:
— Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para colocar sobre roupa velha; pois, se o fizer, rasgará a roupa nova, e, além disso, o remendo da roupa nova não combinará com a roupa velha. 37E ninguém põe vinho novo em odres#5.37 Vasilha de couro para transportar líquidos velhos, porque, se fizer isso, o vinho novo romperá os odres, o vinho se derramará, e os odres se estragarão. 38Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo, porque diz: “O velho é excelente.”

Currently Selected:

Lucas 5: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy