YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 19

19
Zaqueu, o publicano
1Entrando em Jericó, Jesus atravessava a cidade. 2Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, 3procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. 4Então, correndo adiante, subiu num sicômoro a fim de ver Jesus, porque ele havia de passar por ali. 5Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse:
— Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar na sua casa.
6Zaqueu desceu depressa e o recebeu com alegria. 7Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que Jesus tinha se hospedado com um homem pecador.#Lc 5.30; 15.2 8Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor:
— Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se extorqui alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais.#2Sm 12.6
9Então Jesus lhe disse:
— Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. # Gl 3.7 10Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.#Lc 5.32; Jo 3.17
A parábola das dez minas
Mt 25.14-30
11Ouvindo eles estas coisas, Jesus contou uma parábola, visto estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o Reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente.#Lc 17.20; At 1.6 12Por isso, Jesus disse:
— Certo homem nobre partiu para uma terra distante, a fim de tomar posse de um reino e voltar. 13Chamou dez dos seus servos, confiou-lhes dez minas#19.13 Moeda grega de ouro que valia 100 denários, ou seja, 100 dias de trabalho e disse-lhes: “Negociem até que eu volte.” 14Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: “Não queremos que este reine sobre nós.”
15 — Quando ele voltou, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar os servos a quem tinha dado o dinheiro, a fim de saber quanto tinham conseguido ganhar em seus negócios.
16 — O primeiro se apresentou e disse: “Senhor, a sua mina rendeu dez.” 17O senhor lhe disse: “Muito bem, servo bom! E porque você foi fiel no pouco, terá autoridade sobre dez cidades.”
18 — O segundo servo veio e disse: “Senhor, a sua mina rendeu cinco.” 19A este o senhor disse: “Você terá autoridade sobre cinco cidades.”
20 — Então veio outro servo, dizendo: “Senhor, aqui está a sua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. 21Porque tive medo do senhor, que é homem rigoroso. O senhor retira o que não depositou e colhe o que não semeou.” 22Mas o senhor respondeu: “Servo mau, eu o julgarei usando as suas próprias palavras. Você sabia que eu sou homem rigoroso, que retiro o que não depositei e colho o que não semeei. 23Por que você não pôs o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, eu o receberia com juros.”
24 — E disse aos que estavam ali: “Tirem dele a mina e deem ao que tem as dez.” 25Eles ponderaram: “Senhor, ele já tem dez.” 26Ao que o senhor respondeu: “Pois eu declaro a vocês que a todo o que tem será dado ainda mais;#Mt 13.12; Mc 4.25; Lc 8.18 mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 27Mas quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e os matem na minha presença.”
Jesus entra em Jerusalém
Mt 21.1-11; Mc 11.1-11; Jo 12.12-19
28E, depois de dizer isto, Jesus prosseguia a sua viagem para Jerusalém.#Lc 9.51 29E aconteceu que, ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos, 30dizendo-lhes:
— Vão até a aldeia que fica ali adiante e, ao entrar, encontrarão preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendam o jumentinho e tragam aqui. 31Se alguém perguntar: “Por que o estão desprendendo?”, respondam assim: “Porque o Senhor precisa dele.”
32E, indo os que foram mandados, acharam tudo conforme Jesus lhes tinha dito. 33Quando eles estavam soltando o jumentinho, os donos do animal disseram:
— Por que estão desprendendo o jumentinho?
34Eles responderam:
— Porque o Senhor precisa dele.
35Então trouxeram o jumentinho até Jesus e, pondo as suas capas sobre o animal, ajudaram Jesus a montar.
36À medida que Jesus avançava, as pessoas estendiam as suas capas no caminho. 37E, quando Jesus se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou, com muita alegria, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. 38Diziam:
“Bendito#Sl 118.26 é o Rei que vem
em nome do Senhor!
Paz no céu e glória
nas maiores alturas!”#Lc 2.14
39Alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão:
— Mestre, repreenda os seus discípulos!
40Mas Jesus respondeu:
— Eu afirmo a vocês que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.
Jesus chora ao ver Jerusalém
41Quando Jesus ia chegando a Jerusalém, vendo a cidade, chorou por ela, 42dizendo:
— Ah! Se você soubesse, ainda hoje, o que é preciso para conseguir a paz! Mas isto está agora oculto aos seus olhos. # Lc 13.34-35 43Pois virão dias em que os seus inimigos cercarão você de trincheiras e apertarão o cerco por todos os lados;#Is 29.3; Jr 6.6 44e vão arrasar você e matar todos os seus moradores. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio visitá-la.
A purificação do templo
Mt 21.12-17; Mc 11.15-19; Jo 2.13-22
45Depois, entrando no templo, Jesus começou a expulsar os que ali vendiam, 46dizendo-lhes:
— Está escrito: “A minha casa será ‘Casa de Oração’.” # Is 56.7 Mas vocês fizeram dela um covil de salteadores.#Jr 7.11
47Diariamente, Jesus ensinava no templo.#Lc 21.37 Os principais sacerdotes, os escribas e os maiorais do povo procuravam tirar-lhe a vida, 48mas não achavam uma forma de fazer isso, porque todo o povo, ao ouvi-lo, era cativado por ele.

Currently Selected:

Lucas 19: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy