YouVersion Logo
Search Icon

Josué 10

10
Gibeão sitiada por cinco reis
1Quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu que Josué havia tomado a cidade de Ai e a havia destruído totalmente, fazendo com Ai e com o seu rei o mesmo que havia feito com Jericó e com o seu rei, e que os moradores de Gibeão tinham feito paz com os israelitas e estavam no meio deles, 2ficou com muito medo, porque Gibeão era uma cidade grande, tão grande como uma das cidades reais e ainda maior do que Ai, e todos os seus homens eram valentes. 3Por isso Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, dizendo:
4— Venham até aqui e me ajudem. Vamos atacar Gibeão, porque fez paz com Josué e com os filhos de Israel.
5Então se ajuntaram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom, eles e todas as suas tropas; vieram e acamparam junto a Gibeão e atacaram a cidade.
Josué socorre Gibeão
6Os homens de Gibeão mandaram dizer a Josué, no arraial de Gilgal:
— Não deixe de ajudar estes seus servos. Venha depressa até aqui! Livre-nos e ajude-nos, pois todos os reis dos amorreus que moram nas montanhas se ajuntaram contra nós.
7Então Josué partiu de Gilgal, ele e todo o exército com ele e todos os valentes. 8E o Senhor disse a Josué:
— Não tenha medo deles,#Js 1.5,9 porque eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles poderá resistir a você.
9Josué os atacou de surpresa, porque tinha marchado durante toda a noite, saindo de Gilgal. 10O Senhor fez com que eles entrassem em pânico diante de Israel, e os derrotou completamente em Gibeão, e os foi perseguindo pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e os derrotou até Azeca e Maquedá. 11E aconteceu que, enquanto eles fugiam de Israel, na descida de Bete-Horom, o Senhor fez cair do céu sobre eles grandes pedras, até Azeca, e morreram. Mais foram os que morreram pela chuva de pedras do que os que foram mortos à espada pelos filhos de Israel.
O sol e a lua se detêm
12Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel. E, na presença dos israelitas, ele disse:
“Sol, detenha-se
em Gibeão,
e você, lua, pare
no vale de Aijalom.”
13E o sol se deteve,
e a lua parou
até que o povo se vingou
de seus inimigos.
Não está isso escrito no Livro dos Justos?#2Sm 1.18 O sol se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, por quase um dia inteiro. 14Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor, assim, atendido à voz de um homem; porque o Senhor lutava por Israel.#Êx 14.14
15Então Josué voltou ao arraial, em Gilgal, e todo o Israel foi com ele.
Josué prende os cinco reis e os mata
16Aqueles cinco reis fugiram e se esconderam numa caverna em Maquedá. 17E foi dito a Josué:
— Os cinco reis foram achados. Estão escondidos numa caverna em Maquedá.
18Então Josué disse:
— Rolem grandes pedras até a entrada da caverna e ponham junto a ela alguns homens para que fiquem vigiando. Mas vocês não se detenham. 19Persigam os seus inimigos e matem os que vão ficando para trás. Não os deixem entrar nas cidades deles, porque o Senhor, o Deus de vocês, já os entregou nas mãos de vocês.
20Quando Josué e os filhos de Israel acabaram de derrotá-los completamente, até consumi-los,#Dt 20.16 e os que conseguiram escapar tinham entrado nas cidades fortificadas, 21todo o povo voltou em paz para junto de Josué, no acampamento de Maquedá. E não houve ninguém que movesse a língua contra os filhos de Israel.
22Depois Josué disse:
— Abram a entrada da caverna e tragam para mim aqueles cinco reis que lá se encontram.
23Eles fizeram assim e da caverna lhe trouxeram os cinco reis: o rei de Jerusalém, o de Hebrom, o de Jarmute, o de Laquis e o de Eglom. 24Quando os reis foram trazidos a Josué, este chamou todos os homens de Israel e disse aos capitães do exército que tinham ido com ele:
— Venham e ponham o pé sobre o pescoço destes reis.
E eles foram e puseram os pés sobre o pescoço deles. 25Então Josué disse aos capitães do exército:
— Não tenham medo, nem fiquem assustados. Sejam fortes e corajosos, porque assim o Senhor fará com todos os seus inimigos, contra os quais vocês lutarem.
26Depois disto, Josué matou os reis e os pendurou em cinco árvores. E eles ficaram pendurados ali até a tarde. 27Ao pôr do sol, Josué ordenou que os tirassem das árvores.#Dt 21.22-23 E lançaram-nos na caverna onde se haviam escondido. Na entrada da caverna, puseram grandes pedras, que estão lá até o dia de hoje.
Josué vence mais sete reis
28No mesmo dia, Josué tomou a cidade de Maquedá e a feriu à espada, bem como ao seu rei; destruiu-os totalmente e a todos os que nela estavam, sem deixar nem sequer um.#Dt 20.16 Fez com o rei de Maquedá o mesmo que havia feito com o rei de Jericó.#Js 6.21
29Então Josué, e todo o Israel com ele, foi de Maquedá a Libna e atacou a cidade. 30E o Senhor a entregou nas mãos de Israel, tanto a cidade como o seu rei, e a feriu à espada, a ela e todos os que nela estavam, sem deixar nem sequer um. Fez com o seu rei o mesmo que havia feito com o rei de Jericó.
31Então Josué, e todo o Israel com ele, foi de Libna a Laquis; cercou a cidade e a atacou. 32E o Senhor entregou Laquis nas mãos de Israel, que, no dia seguinte, a tomou e a feriu à espada, a ela e todos os que nela estavam, conforme tudo o que havia feito com Libna.
33Horão, rei de Gezer, saiu para ajudar Laquis; porém Josué o derrotou, a ele e o seu povo, sem deixar nem sequer um.
34E Josué, e todo o Israel com ele, foi de Laquis a Eglom. Cercaram a cidade e a atacaram; 35e, no mesmo dia, a tomaram e a feriram à espada; e destruíram totalmente os que nela estavam, conforme tudo o que haviam feito com Laquis.
36Depois, Josué, e todo o Israel com ele, foi de Eglom a Hebrom. E guerrearam contra ela, 37tomaram a cidade e a feriram à espada, tanto o seu rei como todas as suas cidades e todos os que nelas estavam, sem deixar nem sequer um, conforme tudo o que haviam feito com Eglom. Josué executou a condenação contra ela e contra todos os que nela estavam.
38Então Josué, e todo o Israel com ele, voltou e atacou Debir; 39e tomou a cidade com o seu rei e todas as suas cidades e as feriu à espada. Todos os que nelas estavam, destruiu-os totalmente sem deixar nem sequer um. Como havia feito com Hebrom, com Libna e o seu rei, também fez com Debir e o seu rei.
40Assim Josué conquistou toda aquela terra, a região montanhosa, o Neguebe, a Sefelá e as descidas das águas, e derrotou todos os seus reis. Destruiu tudo o que tinha fôlego de vida, sem deixar nem sequer um, como o Senhor, o Deus de Israel, havia ordenado. 41Josué os derrotou desde Cades-Barneia até Gaza, bem como toda a terra de Gósen até Gibeão. 42E, de uma só vez, Josué venceu todos estes reis e tomou as suas terras, porque o Senhor, o Deus de Israel, lutava por Israel.#Js 10.14 43Então Josué, e todo o Israel com ele, voltou ao arraial em Gilgal.

Currently Selected:

Josué 10: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy