YouVersion Logo
Search Icon

João 5

5
A cura de um paralítico
1Passadas essas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus foi para Jerusalém.
2Existe ali, junto ao Portão das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pórticos. 3Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4[esperando que a água se movesse. Porque um anjo descia de tempos em tempos, agitando-a; e o primeiro a entrar no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse].#5.4 O texto entre colchetes se encontra apenas em manuscritos mais recentes 5Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou:
— Você quer ser curado?
7O enfermo respondeu:
— Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim.
8Então Jesus lhe disse:
— Levante-se, pegue o seu leito e ande.
9Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao que tinha sido curado:
— É sábado, e neste dia você não tem permissão para carregar#Ne 13.19; Jr 17.21 o seu leito.
11Ao que ele lhes respondeu:
— O mesmo que me curou me disse: “Pegue o seu leito e ande.”
12Perguntaram-lhe:
— Quem é o homem que disse a você: “Pegue o seu leito e ande”?
13Aquele que tinha sido curado não soube responder, porque Jesus tinha se retirado, por haver muita gente naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse:
— Olhe, você foi curado. Não peque mais, # Jo 8.11 para que não lhe aconteça coisa pior.
15O homem se retirou e disse aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16E por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado. 17Mas Jesus lhes disse:
— Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18Por isso, os judeus cada vez mais queriam matá-lo, porque além de desrespeitar o sábado, também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.#Jo 10.33; 19.7
A autoridade do Filho de Deus
19Então Jesus lhes disse:
— Em verdade, em verdade lhes digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, senão somente aquilo que vê o Pai fazer; porque tudo o que este fizer, o Filho também faz. 20Porque o Pai ama o Filho#Jo 3.35 e lhe mostra tudo o que faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vocês fiquem maravilhados. 21Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. 22E o Pai não julga ninguém, mas confiou todo julgamento ao Filho, 23para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.#Jo 15.23; 1Jo 2.23
24 — Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, # Jo 3.15,36 não entra em juízo,#Jo 3.18 mas passou da morte para a vida.#1Jo 3.14 25Em verdade, em verdade lhes digo que vem a hora — e já chegou — em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. 26Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.#Jo 1.4 27E lhe deu autoridade para julgar,#Jo 5.22 porque é o Filho do Homem. 28Não fiquem maravilhados com isso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz dele e sairão: 29os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.#Dn 12.2
30 — Eu nada posso fazer por mim mesmo; assim como ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou. # Jo 6.38 31Se eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.#Jo 8.14 32Outro é o que dá testemunho a respeito de mim, e sei que o testemunho que ele dá a respeito de mim é verdadeiro. 33Vocês mandaram mensageiros a João, e ele deu testemunho#Jo 1.19-27; 3.27-30 da verdade. 34Eu, porém, não recebo testemunho humano, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.
35 — João era a lâmpada que estava acesa e iluminava, e, por algum tempo, vocês quiseram se alegrar com a sua luz. 36Mas eu tenho maior testemunho que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.#Jo 10.25 37O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim.#Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22; Jo 8.18 Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram a sua forma. 38Também não têm a palavra dele permanente em vocês, porque não creem naquele a quem ele enviou. 39Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40Contudo, vocês não querem vir a mim para ter vida. 41Eu não aceito glória que vem de pessoas; 42sei, entretanto, que vocês não têm o amor de Deus em vocês. 43Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me recebem;#Jo 1.11 se outro vier em seu próprio nome, vocês certamente o receberão. 44Como podem crer, vocês que aceitam glória uns dos outros e não procuram a glória que vem do Deus único? 45Não pensem que eu os acusarei diante do Pai; quem acusa vocês é Moisés, em quem puseram a sua esperança.#Jo 9.28 46Porque, se vocês, de fato, cressem em Moisés, também creriam em mim; pois ele escreveu a meu respeito.#Dt 18.15; Lc 24.27 47Se, porém, não creem nos escritos dele,#Lc 16.29 como crerão nas minhas palavras?

Currently Selected:

João 5: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy