YouVersion Logo
Search Icon

João 4

4
Jesus e a mulher samaritana
1Quando Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia e batizava mais discípulos do que João 2— se bem que Jesus mesmo não batizava,#Jo 3.22 e sim os seus discípulos —, 3deixou a Judeia, retirando-se outra vez para a Galileia. 4E era-lhe necessário passar pela região da Samaria.
5Assim, Jesus chegou a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó tinha dado a seu filho José.#Gn 33.19; Js 24.32 6Ali ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia.
7Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Jesus lhe disse:
— Dê-me um pouco de água.
8Pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. 9Então a mulher samaritana perguntou a Jesus:
— Como, sendo o senhor um judeu, pede água a mim, que sou mulher samaritana?
Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.#Ed 4.1-5; Ne 4.1-2 10Jesus respondeu:
— Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que está lhe pedindo água para beber, você pediria, e ele lhe daria água viva.
11Ao que a mulher respondeu:
— O senhor não tem balde e o poço é fundo. De onde vai conseguir essa água viva? 12Por acaso o senhor é maior do que Jacó,#Jo 8.53 o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como os seus filhos e o seu gado?
13Jesus respondeu:
— Quem beber desta água voltará a ter sede, 14mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede.#Jo 6.35 Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.#Jo 7.38
15A mulher lhe disse:
— Senhor, quero que me dê essa água para que eu não mais tenha sede,#Jo 6.34 nem precise vir aqui buscá-la.
16Jesus disse:
— Vá, chame o seu marido e volte aqui.
17Ao que a mulher respondeu:
— Não tenho marido.
Então Jesus disse:
— Você tem razão ao dizer que não tem marido. 18Porque já teve cinco, e esse que agora tem não é seu marido. O que você disse é verdade.
19A mulher então lhe disse:
— Agora eu sei que o senhor é um profeta!#Jo 6.14; 7.40; 9.17 20Nossos pais adoravam neste monte,#Dt 11.29 mas vocês dizem que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21Jesus respondeu:
— Mulher, acredite no que digo: vem a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai. 22Vocês adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.#Is 2.3; Rm 9.5 23Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito#Fp 3.3 e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. 24Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25A mulher respondeu:
— Eu sei que virá o Messias, chamado Cristo.#Jo 1.41 Quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26Então Jesus disse:
— Eu sou o Messias, eu que estou falando com você. # Jo 9.37
27Naquele momento, chegaram os discípulos de Jesus e se admiraram ao vê-lo falando com uma mulher. Mas nenhum deles perguntou: “O que você está querendo?” Ou: “Por que o senhor está falando com ela?” 28Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo:
29— Venham comigo e vejam um homem que me disse tudo o que eu já fiz.#Jo 4.17-18 Não seria ele, por acaso, o Cristo?
30Então saíram da cidade e foram até onde Jesus estava.
31Enquanto isso, os discípulos pediam a Jesus, dizendo:
— Mestre, coma!
32Mas ele lhes disse:
— Tenho para comer uma comida que vocês não conhecem.
33Então os discípulos começaram a dizer entre si:
— Será que alguém lhe trouxe algo para comer?
34Jesus lhes declarou:
— A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. # Jo 5.30,36; 6.38; 17.4 35Vocês não dizem que ainda faltam quatro meses até a colheita? Eu, porém, lhes digo: Levantem os olhos e vejam os campos, pois estão maduros#4.35 Lit., estão brancos para a colheita.#Lc 10.2 36Quem colhe recebe desde já a recompensa e ajunta o seu fruto para a vida eterna, para que se alegrem ao mesmo tempo o que semeia e o que colhe. 37Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: “Um é o que semeia, outro é o que colhe.” 38Eu os enviei a colher o que vocês não semearam; outros trabalharam, e vocês aproveitaram o trabalho deles.
39Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: “Ele me disse tudo o que eu já fiz.” 40Quando, pois, os samaritanos foram até Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles; e Jesus ficou ali dois dias. 41Muitos outros creram nele, por causa da palavra de Jesus. 42E diziam à mulher:
— Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.#Lc 2.11; 1Jo 4.14
A cura do filho de um oficial do rei
43Passados dois dias, Jesus saiu dali e foi para a Galileia. 44Porque o próprio Jesus testemunhou que um profeta não tem honra#Mt 13.57; Mc 6.4; Lc 4.24 na sua própria terra. 45Assim, quando chegou à Galileia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que Jesus tinha feito#Jo 2.23 em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido.
46Jesus foi outra vez a Caná da Galileia, onde tinha transformado água em vinho.#Jo 2.1-11 E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, foi até ele e pediu-lhe que fosse curar o seu filho, que estava morrendo. 48Então Jesus lhe disse:
— Se vocês não virem sinais e prodígios, de modo nenhum crerão. # Jo 2.18; 1Co 1.22
49O oficial pediu mais uma vez:
— Senhor, venha, antes que o meu filho morra!
50Jesus respondeu:
— Vá, o seu filho vai viver.
O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51Quando já estava a caminho, os seus servos vieram ao encontro dele, anunciando-lhe que o seu filho estava vivo. 52Então perguntou a que horas o seu filho havia se sentido melhor. Informaram:
— Ontem, à uma hora da tarde a febre o deixou.
53Com isso, o pai reconheceu que aquela era precisamente a hora em que Jesus tinha dito a ele: “O seu filho vai viver.” E ele e toda a sua casa creram.#Mt 8.5-13; Lc 7.1-10
54Este foi o segundo sinal que Jesus fez,#Jo 2.11 depois de ir da Judeia para a Galileia.

Currently Selected:

João 4: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy