YouVersion Logo
Search Icon

João 3

3
Nicodemos visita Jesus
1Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse:
— Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus,#Jo 9.33 porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.
3Jesus respondeu:
— Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, # Jo 1.13 não pode ver o Reino de Deus.
4Nicodemos perguntou:
— Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?
5Jesus respondeu:
— Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito # Tt 3.5 não pode entrar no Reino de Deus. 6O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7Não fique admirado por eu dizer: “Vocês precisam nascer de novo.” 8O vento sopra onde quer,#Ec 11.5 você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
9Então Nicodemos perguntou:
— Como pode ser isso?
Jesus respondeu:
10 — Você é mestre em Israel e não compreende estas coisas? 11Em verdade, em verdade lhe digo que nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vocês não aceitam o nosso testemunho. 12Se vocês não creem quando falo sobre coisas terrenas, como crerão se eu lhes falar sobre as celestiais? 13Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que de lá desceu,#Jo 6.38,62 o Filho do Homem.
14 — E assim como Moisés levantou a serpente # Nm 21.9 no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado,#Jo 8.28; 12.32,34 15para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
A missão do Filho
16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, # Rm 5.8 para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.#1Jo 4.9-10 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.#Jo 12.47; 1Jo 4.14 18Quem nele crê não é condenado;#Jo 5.24 mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19A condenação é esta: a luz veio ao mundo,#Jo 1.9 mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Jesus e João Batista
22Depois disso, Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judeia; ali permaneceu com eles e batizava. 23Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque ali havia muitas águas, e o povo se dirigia para lá e era batizado. 24Pois João ainda não havia sido preso.#Mt 14.3; Mc 6.17; Lc 3.19-20
25Então surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. 26E foram até João e lhe disseram:
— Mestre, aquele que estava com o senhor no outro lado do Jordão,#Jo 1.28 do qual o senhor deu testemunho, está batizando, e todos vão até ele.
27João respondeu:
— Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu. 28Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: “Eu não sou o Cristo,#Jo 1.20 mas fui enviado como o seu precursor.” 29O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o escuta se alegra muito por causa da voz do noivo. Pois essa alegria já se cumpriu em mim. 30Convém que ele cresça e que eu diminua.
Aquele que vem do céu
31Quem vem das alturas certamente está acima de todos;#Jo 3.13; 8.23 quem vem da terra é terreno e fala da terra. Quem veio do céu está acima de todos 32e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho.#Jo 1.11 33Quem, porém, aceita o testemunho que ele dá certifica que Deus é verdadeiro. 34Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus não dá o Espírito por medida. 35O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas nas mãos dele.#Mt 11.27; Lc 10.22 36Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna;#Jo 3.15-16; 1Jo 5.12 quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Currently Selected:

João 3: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy