YouVersion Logo
Search Icon

Juízes 4

4
Débora e Baraque
1Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, depois da morte de Eúde. 2E o Senhor os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que governava Hazor. O comandante do seu exército era Sísera, que morava em Harosete-Hagoim.
3Os filhos de Israel clamaram ao Senhor, porque Jabim tinha novecentos carros de ferro e, durante vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.
4Débora, profetisa, esposa de Lapidote, julgava Israel naquele tempo. 5Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel vinham até ali para apresentar as suas questões. 6Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e lhe disse:
— O Senhor, Deus de Israel, deu a seguinte ordem: “Vá e reúna os seus homens no monte Tabor, escolhendo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom. 7Eu farei com que Sísera, comandante do exército de Jabim, se dirija até você junto ao ribeiro de Quisom, com os seus carros de guerra e as suas tropas; e eu o entregarei nas suas mãos.”
8Então Baraque disse a Débora:
— Se você for comigo, irei; mas, se você não for comigo, não irei.
9Ela respondeu:
— Certamente irei com você, mas a honra da investida que você está empreendendo não será sua, porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher.
E Débora foi com Baraque até Quedes. 10Então Baraque convocou as tribos de Zebulom e Naftali em Quedes. Dez mil homens o seguiram, e Débora também foi com ele.
11Ora, Héber, o queneu, tinha se afastado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e havia armado as suas tendas até o carvalho de Zaananim, que fica perto de Quedes.
12Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor. 13Sísera convocou todos os seus carros de guerra, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, de Harosete-Hagoim para o ribeiro de Quisom.
14Então Débora disse a Baraque:
— Prepare-se, porque este é o dia em que o Senhor entregou Sísera em suas mãos. Não é verdade que o Senhor está indo à sua frente?
Então Baraque desceu do monte Tabor, e dez mil homens o seguiram. 15E o Senhor derrotou Sísera, todos os seus carros de guerra e todo o seu exército a fio de espada, diante de Baraque; e Sísera saltou do seu carro e fugiu a pé. 16Mas Baraque perseguiu os carros e os exércitos até Harosete-Hagoim. Todo o exército de Sísera caiu a fio de espada, sem escapar nem sequer um.
17Porém Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, o queneu, pois havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, o queneu. 18Jael saiu ao encontro de Sísera e lhe disse:
— Entre, meu senhor, entre na minha tenda. Não tenha medo.
Ele entrou na tenda de Jael, e ela pôs sobre ele uma coberta. 19Então Sísera disse:
— Por favor, me dê um pouco de água, porque estou com sede.
Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber. Depois o cobriu novamente. 20E ele lhe disse mais:
— Fique na porta da tenda. Se alguém vier e perguntar se há alguém aqui, responda que não.
21Então Jael, mulher de Héber, pegou uma estaca da tenda e, lançando mão de um martelo, foi de mansinho até perto dele e lhe cravou a estaca na têmpora, de modo que ela penetrou na terra. Ele estava exausto e dormia profundamente; e foi assim que morreu.
22E eis que, quando Baraque estava perseguindo Sísera, Jael saiu ao encontro dele e lhe disse:
— Venha, e eu lhe mostrarei o homem que você está procurando.
Ele a seguiu; e eis que Sísera estava caído, morto, com a estaca fincada na têmpora.
23Assim, naquele dia, Deus humilhou Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel. 24E cada vez mais a mão dos filhos de Israel prevalecia contra Jabim, rei de Canaã, até que o exterminaram.

Currently Selected:

Juízes 4: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy