YouVersion Logo
Search Icon

Juízes 1

1
Novas conquistas pelas tribos
1Depois da morte de Josué, os filhos de Israel consultaram o Senhor, dizendo:
— Quem de nós será a primeira tribo a lutar contra os cananeus?
2O Senhor respondeu:
— A tribo de Judá será a primeira; eis que entreguei a terra nas mãos desta tribo.
3Então os filhos de Judá disseram aos seus irmãos da tribo de Simeão:
— Venham conosco à herança que nos caiu por sorteio, e lutemos contra os cananeus. Depois também nós iremos com vocês à herança que lhes caiu por sorteio.
E os filhos de Simeão foram com eles. 4Os filhos de Judá atacaram, e o Senhor lhes entregou nas mãos os cananeus e os ferezeus; e, em Bezeque, mataram dez mil homens. 5Em Bezeque, encontraram Adoni-Bezeque e lutaram contra ele; e derrotaram os cananeus e os ferezeus. 6Adoni-Bezeque fugiu, mas eles o perseguiram e, prendendo-o, lhe cortaram os polegares das mãos e dos pés. 7Então Adoni-Bezeque disse:
— Setenta reis, a quem haviam sido cortados os polegares das mãos e dos pés, apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Assim como eu fiz, assim Deus me retribuiu.#Lv 24.19
E o levaram a Jerusalém, onde morreu.
A conquista de Jerusalém e Hebrom
8Os filhos de Judá atacaram Jerusalém e, tomando-a, mataram os seus moradores e puseram fogo na cidade. 9Depois, os filhos de Judá foram lutar contra os cananeus que habitavam nas montanhas, no Neguebe e na Sefelá. 10Também atacaram os cananeus que moravam em Hebrom,#Js 15.13-14 cujo nome antes era Quiriate-Arba, e derrotaram Sesai, Aimã e Talmai.
Otniel conquista Debir
Js 15.14-19
11Dali os filhos de Judá marcharam contra os moradores de Debir, que antes era chamada de Quiriate-Sefer. 12Então Calebe disse:
— Darei a minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer.
13Quem conquistou a cidade foi Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele. E Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher. 14Esta, quando foi morar com Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela. Quando ela desceu do jumento, Calebe lhe perguntou:
— O que é que você quer?
15Ela respondeu:
— Quero que me dê um presente. Já que o senhor me deu uma terra seca, me dê também algumas fontes de água.
Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
Outras conquistas
16Os filhos do queneu, sogro de Moisés, saíram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá e foram ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade; foram e habitaram com este povo. 17Os filhos de Judá foram com os seus irmãos da tribo de Simeão e atacaram os cananeus que moravam em Zefate e destruíram totalmente a cidade; por isso, foi chamada de Horma.#1.17 Horma significa “destruição”
18Também conquistaram Gaza, Asquelom e Ecrom com os seus respectivos territórios. 19O Senhor esteve com os filhos de Judá, e estes ocuparam a região das montanhas. Porém não expulsaram os moradores do vale, porque estes tinham carros de ferro. 20E, como Moisés havia prometido,#Dt 1.36 deram Hebrom a Calebe, e este expulsou dali os três filhos de Anaque.
21Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus#Js 15.63; 2Sm 5.6; 1Cr 11.4 que moravam em Jerusalém. Assim, os jebuseus vivem com os filhos de Benjamim em Jerusalém até o dia de hoje.
22A casa de José atacou Betel, e o Senhor estava com eles. 23A casa de José enviou homens a espiar Betel, que antes se chamava Luz. 24Os espias viram um homem que saía da cidade e lhe disseram:
— Mostre-nos a entrada da cidade, e teremos misericórdia de você.
25O homem mostrou a entrada da cidade, e eles mataram os moradores ao fio da espada; mas deixaram ir aquele homem e toda a sua família. 26Então ele foi para a terra dos heteus, edificou uma cidade, e lhe deu o nome de Luz. E este é o seu nome até o dia de hoje.
Terras não conquistadas pelos israelitas
27A tribo de Manassés não expulsou os moradores de Bete-Seã,#Js 17.11-13 nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com as suas respectivas aldeias; os cananeus continuaram a viver naquela terra. 28Quando, porém, Israel se tornou mais forte, sujeitou os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsou de todo.
29A tribo de Efraim não expulsou#Js 16.10 os cananeus, moradores de Gezer. Assim, continuaram a viver com eles em Gezer.
30A tribo de Zebulom não expulsou os moradores de Quitrom, nem os de Naalol. Os cananeus continuaram com eles, sujeitos a trabalhos forçados.
31A tribo de Aser não expulsou os moradores de Aco, nem os de Sidom, os de Alabe, os de Aczibe, os de Helba, os de Afeca e os de Reobe. 32Os aseritas continuaram no meio dos cananeus que moravam na terra, porque não os expulsaram.
33A tribo de Naftali não expulsou os moradores de Bete-Semes, nem os de Bete-Anate, mas continuou no meio dos cananeus que moravam na terra. No entanto, os moradores de Bete-Semes e Bete-Anate ficaram sujeitos a trabalhos forçados.
34Os amorreus levaram os filhos de Dã a se retirar para as montanhas e não os deixavam descer ao vale. 35Os amorreus conseguiram permanecer nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalabim; no entanto, a mão da casa de José prevaleceu, e os amorreus foram sujeitos a trabalhos forçados. 36O território dos amorreus ia desde a subida de Acrabim e desde Sela para cima.

Currently Selected:

Juízes 1: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy