YouVersion Logo
Search Icon

Tiago 2

2
Não deve haver parcialidade
1Meus irmãos, vocês não podem ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, e ao mesmo tempo tratar as pessoas com parcialidade. 2Porque, se entrar na sinagoga de vocês um homem com anéis de ouro nos dedos, vestindo roupa luxuosa, e entrar também um pobre muito malvestido, 3e vocês derem um tratamento especial ao que está vestido com a roupa luxuosa, dizendo: “Você, sente-se aqui no lugar de honra”, e disserem ao pobre: “Você, fique em pé” ou “Sente-se ali, abaixo do estrado dos meus pés”, 4será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados?
5Escutem, meus amados irmãos. Por acaso Deus não escolheu os que para o mundo são pobres para serem ricos em fé e herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam?#1Co 1.26-28 6No entanto, vocês desprezam os pobres. Por acaso não são os ricos que oprimem vocês e não são eles que os arrastam para os tribunais? 7Não são eles os que blasfemam o bom nome que foi invocado sobre vocês?
8Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”,#Lv 19.18 fazem bem. 9Se, no entanto, vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela lei como transgressores. 10Pois quem guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. 11Porque, aquele que disse: “Não cometa adultério”,#Êx 20.13; Dt 5.17 também ordenou: “Não mate.”#Êx 20.14; Dt 5.18 Ora, se você não comete adultério, porém mata, acaba sendo transgressor da lei. 12Assim, falem e vivam como pessoas que serão julgadas pela lei da liberdade. 13Porque o juízo é sem misericórdia sobre quem não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
A fé sem obras é morta
14Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Será que essa fé pode salvá-lo? 15Se um irmão ou uma irmã estiverem com falta de roupa e necessitando do alimento diário, 16e um de vocês lhes disser: “Vão em paz! Tratem de se aquecer e de se alimentar bem”, mas não lhes dão o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?#1Jo 3.17 17Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.#Gl 5.6
18Mas alguém dirá: “Você tem fé, e eu tenho obras.” Mostre-me essa sua fé sem as obras, e eu, com as obras, lhe mostrarei a minha fé. 19Você crê que Deus é um só?#Dt 6.4 Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem. 20Seu tolo, você quer ter certeza de que a fé sem as obras é inútil? 21Por acaso não foi pelas obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar?#Gn 22.1-14 22Você percebe que a fé operava juntamente com as suas obras e que foi pelas obras que a fé se consumou. 23E se cumpriu a Escritura, que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça”,#Gn 15.6 e ele foi chamado amigo de Deus.#2Cr 20.7; Is 41.8 24Assim, vocês percebem que uma pessoa é justificada pelas obras e não somente pela fé.
25De igual modo, será que não foi também pelas obras que a prostituta Raabe foi justificada,#Js 2.1-21; Hb 11.31 quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

Currently Selected:

Tiago 2: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy