YouVersion Logo
Search Icon

Tiago 1

1
Prefácio e saudação
1Tiago,#Mt 13.55; Mc 6.3; At 15.13; Gl 1.19 servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Diáspora.#Jo 7.35; 1Pe 1.1
Saudações.
Os benefícios das provações
2Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,#1Pe 1.6 3sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança.#Rm 5.3 4Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos#Mt 5.48 e íntegros, sem que lhes falte nada.
Como obter a sabedoria
5Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida.#Pv 2.3-6 6Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.#Ef 4.14 7Que uma pessoa dessas não pense que alcançará do Senhor alguma coisa, 8sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos.
Pobreza e riqueza
9O irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, 10e o rico, na sua humilhação, porque ele passará como a flor do campo.#Is 40.6-7; 1Pe 1.24 11Porque o sol se levanta com seu calor ardente, a planta seca, a sua flor cai e a formosura do seu aspecto desaparece. Assim também o rico murchará em seus caminhos.
Provação e tentação
12Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação.#Tg 5.11 Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.#2Tm 4.8 13Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus.” Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. 14Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.#Rm 6.23
16Não se enganem, meus amados irmãos. 17Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto,#Tg 3.15,17 descendo do Pai das luzes,#1Jo 1.5 em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.#Ml 3.6 18Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade,#1Pe 1.23 para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.#Ap 14.4
A prática da palavra de Deus
19Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar#Pv 13.3 e tardio para ficar irado.#Ec 7.9 20Porque a ira humana não produz a justiça de Deus. 21Portanto, deixando toda impureza e acúmulo de maldade, acolham com mansidão a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
22Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes,#Mt 7.24; Rm 2.13 enganando a vocês mesmos. 23Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; 24pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. 25Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante,#Jo 13.17 esse será bem-aventurado no que realizar.
26Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã. 27A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições#Is 1.17 e guardar-se incontaminado do mundo.

Currently Selected:

Tiago 1: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy