YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 50

50
1Então José se lançou sobre o rosto de seu pai, chorou sobre ele e o beijou. 2José ordenou a seus servos, aos que eram médicos, que embalsamassem o corpo de seu pai. E os médicos embalsamaram Israel, 3gastando nisso quarenta dias, pois assim se cumprem os dias do embalsamamento; e os egípcios ficaram de luto setenta dias.
4Passados os dias de luto, José falou à casa de Faraó:
— Se agora encontrei favor diante de vocês, peço que falem aos ouvidos de Faraó, dizendo: 5“Meu pai me fez jurar,#Gn 47.29-31 declarando: ‘Eis que estou morrendo; sepulte-me no túmulo que abri para mim na terra de Canaã.’ Agora, quero ir e sepultar meu pai; depois voltarei.”
6Faraó respondeu:
— Vá e sepulte o seu pai como ele fez você jurar.
7José partiu para sepultar o seu pai. Com ele foram todos os oficiais de Faraó, os principais da sua casa e todos os principais da terra do Egito, 8bem como toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai. Deixaram na terra de Gósen somente as crianças, os rebanhos e o gado. 9E foram também com ele tanto carruagens como cavaleiros; e o cortejo foi muito grande.
10Quando eles chegaram à eira de Atade, que fica do outro lado do Jordão, fizeram ali grande e intensa lamentação; e José pranteou seu pai durante sete dias. 11Quando os moradores da terra, os cananeus, viram o luto na eira de Atade, disseram:
— Como é grande este pranto dos egípcios!
E por isso aquele lugar foi chamado de Abel-Mizraim;#50.11 Abel-Mizraim significa “O pranto dos egípcios” fica do outro lado do Jordão.
12Os filhos de Jacó fizeram como ele lhes havia ordenado:#Gn 49.29 13levaram-no#At 7.16 para a terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela, que, juntamente com o campo, Abraão havia comprado de Efrom, o heteu, para ser lugar de sepultura. Esse lugar fica em frente a Manre. 14Depois disso, José voltou para o Egito, ele, os seus irmãos e todos os que o haviam acompanhado para sepultar o seu pai.
José consola seus irmãos
15Vendo os irmãos de José que seu pai já era morto, disseram:
— É possível que José tenha ódio de nós; certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.#Gn 37.28; 42.21-22
16Por isso, mandaram dizer a José:
— O seu pai, antes de morrer, ordenou o seguinte: 17“É isto que vocês dirão a José: ‘Perdoe, por favor, a transgressão dos seus irmãos e o pecado que cometeram, porque eles lhe fizeram mal.’” Agora pedimos que perdoe a transgressão dos servos do Deus de seu pai.
Ao ouvir estas palavras, José chorou. 18Depois, vieram também os seus irmãos, prostraram-se diante dele#Gn 37.7 e disseram:
— Eis-nos aqui; somos seus servos.
19Mas José respondeu:
— Não tenham medo; será que eu estou no lugar de Deus? 20Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente. 21Portanto, não tenham medo; eu sustentarei vocês e os seus filhos.
E assim José os consolou e lhes falou ao coração.
A morte de José
22José ficou morando no Egito, ele e a casa de seu pai. Viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, os quais José tomou sobre os seus joelhos. 24José disse a seus irmãos:
— Eu vou morrer em breve. Mas Deus certamente visitará vocês e fará com que saiam desta terra para ir à terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó.
25José pediu aos filhos de Israel que fizessem um juramento, dizendo:
— Deus certamente visitará vocês. Quando isso acontecer, levem os meus ossos daqui.#Êx 13.19; Js 24.32; Hb 11.22
26José morreu com a idade de cento e dez anos. Eles embalsamaram o seu corpo e o puseram num caixão, no Egito.

Currently Selected:

Gênesis 50: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy