YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 3

3
A queda
1Mas a serpente,#Ap 12.9; 20.2 mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher:
— É verdade que Deus disse: “Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim”?
2A mulher respondeu à serpente:
— Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.”#Gn 2.16-17
4Então a serpente disse#Jo 8.44; 2Co 11.3 à mulher:
— É certo que vocês não morrerão. 5Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal.
6Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu;#1Tm 2.14 e deu também ao marido, e ele comeu.#Rm 5.12 7Então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou:
— Onde você está?
10Ele respondeu:
— Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
11Deus perguntou:
— Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu da árvore da qual ordenei que não comesse?
12Então o homem disse:
— A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.
13Então o Senhor Deus disse à mulher:
— Que é isso que você fez?
A mulher respondeu:
— A serpente me enganou,#2Co 11.3 e eu comi.
14Então o Senhor Deus disse à serpente:
— Por causa do que você fez, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Você rastejará sobre o seu ventre e comerá pó todos os dias da sua vida. 15Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça,#Rm 16.20 e você lhe ferirá o calcanhar.
16E à mulher ele disse:
— Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará.
17E a Adão disse:
— Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra#Gn 5.29; Rm 8.20-22 por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.#Jó 5.7; 14.1 18Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo. 19No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.#Sl 90.3; Ec 12.7
20E o homem deu à sua mulher o nome de Eva,#3.20 Eva significa “vida” e em hebraico soa parecido com a palavra que significa “seres humanos” por ser a mãe de todos os seres humanos. 21O Senhor Deus fez roupas de peles, com as quais vestiu Adão e sua mulher.
22Então o Senhor Deus disse:
— Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. É preciso impedir que estenda a mão, tome também da árvore da vida,#Gn 2.9; Ap 22.14 coma e viva eternamente.
23Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado. 24E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.

Currently Selected:

Gênesis 3: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy