YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 21

21
O nascimento de Isaque
1O Senhor visitou#21.1 Deus agiu, abençoando Sara, como tinha dito, e cumpriu o que lhe havia prometido. 2Sara ficou grávida#Hb 11.11 e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe havia falado. 3Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, Abraão deu o nome de Isaque.#21.3 Isaque significa “ele ri” 4Abraão circuncidou o seu filho Isaque,#Gn 17.12; At 7.8 quando ele tinha oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado. 5Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu Isaque, seu filho. 6E Sara disse:
— Deus me deu motivo de riso. E todo aquele que ouvir isso vai rir comigo.
7E acrescentou:
— Quem diria a Abraão que Sara ainda amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho.
8Isaque cresceu e foi desmamado. Nesse dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu um grande banquete.
Agar no deserto
9Sara viu que o filho que Agar, a egípcia, teve com Abraão estava zombando de Isaque. 10Então Sara disse a Abraão:
— Mande embora#Gl 4.29-30 essa escrava e o filho dela, porque o filho dessa escrava não será herdeiro com o meu filho Isaque.
11Abraão ficou muito incomodado com isso, por causa de seu filho. 12Mas Deus disse a Abraão:
— Não fique incomodado por causa do menino e por causa da escrava. Faça tudo o que Sara disser, porque por meio de Isaque será chamada a sua descendência.#Rm 9.7; Hb 11.18 13Mas também do filho da escrava farei uma grande nação, porque ele é seu descendente.
14Na manhã seguinte, Abraão levantou-se de madrugada, pegou pão e um odre de água, pôs tudo sobre as costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando sem rumo pelo deserto de Berseba.
15Quando acabou a água que havia no odre, Agar colocou o menino debaixo de um dos arbustos. 16E, afastando-se, foi sentar-se em frente, à distância de um tiro de arco,#21.16 Cerca de cem metros porque dizia:
— Assim, não verei o menino morrer.
E, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. 17Deus, porém, ouviu a voz do menino. E, do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e lhe disse:
— O que é que você tem, Agar? Não tenha medo, porque Deus ouviu a voz do menino, aí onde ele está. 18Ponha-se em pé, levante o menino e segure-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.
19Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu um poço de água. E, indo até o poço, encheu o odre de água, e deu de beber ao menino.
20Deus estava com o menino, que cresceu, morou no deserto e se tornou flecheiro. 21Ele morava no deserto de Parã, e a sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.
Abraão faz aliança com Abimeleque
22Por esse tempo, Abimeleque#Gn 26.26 e Ficol, comandante do seu exército, disseram a Abraão:
— Deus está com você em tudo o que você faz. 23Portanto, aqui neste lugar, jure por Deus que você não enganará a mim, nem a meu filho, nem a meu neto, e que tratará a mim e a terra em que você tem morado com a mesma bondade com que eu tratei você.
24Abraão respondeu:
— Eu juro.
25Mas Abraão repreendeu Abimeleque por causa de um poço de água que os servos deste haviam tomado à força. 26Abimeleque disse:
— Não sei quem fez isso. Além do mais, você nunca me falou nada e eu não tinha ouvido nada a respeito, a não ser hoje.
27Então Abraão pegou ovelhas e bois e os deu a Abimeleque. E os dois fizeram uma aliança. 28Abraão pôs à parte sete cordeiras do rebanho. 29Abimeleque perguntou a Abraão:
— Que significam as sete cordeiras que você pôs à parte?
30Abraão respondeu:
— Você receberá das minhas mãos as sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço.
31Por isso aquele lugar foi chamado de Berseba,#21.31 Berseba significa “Poço do juramento” ou “Poço dos sete” porque ali os dois fizeram um juramento. 32Assim, fizeram aliança em Berseba. Depois Abimeleque e Ficol, comandante do seu exército, voltaram para as terras dos filisteus. 33Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor,#Êx 15.18; Dt 32.40; Sl 90.2; Is 40.28; Jr 10.10 o Deus Eterno.#21.33 Em hebraico, El Olam 34E por muito tempo Abraão morou na terra dos filisteus.

Currently Selected:

Gênesis 21: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy