YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 2

2
1Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e tudo o que neles há. 2E, havendo Deus terminado no sétimo dia#Êx 20.11 a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia#Hb 4.4,10 de toda a obra que tinha feito. 3E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito.
A formação do homem
4Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o Senhor Deus os criou.
5Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia ninguém para cultivar o solo. 6Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.
7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra#2.7 Em hebraico a palavra “terra” (adama) soa parecido com “homem” (adam) e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.#1Co 15.45
8E o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. 9Do solo o Senhor Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida#Ap 2.7; 22.2,14 no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10E um rio saía do Éden para regar o jardim e de lá se dividia, repartindo-se em quatro braços. 11O nome do primeiro é Pisom, que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro. 12O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix. 13O nome do segundo rio é Giom; é o que rodeia a terra de Cuxe. 14O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo leste da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.
15O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16E o Senhor Deus ordenou ao homem:
— De toda árvore do jardim você pode comer livremente, 17mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.#Rm 6.23; Tg 1.15
A formação da mulher
18O Senhor Deus disse ainda:
— Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.
19Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles. 20O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele.
21Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele. 23E o homem disse:
“Esta, afinal, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne;
será chamada varoa,
porque do varão#2.23 Em hebraico há um jogo de palavras com os termos para “varão” (ish) e “varoa” (ishah) foi tirada.”#1Co 11.8-9
24Por isso, o homem deixa pai e mãe#Mt 19.5; Mc 10.7-8; 1Co 6.16; Ef 5.31 e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.

Currently Selected:

Gênesis 2: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy