YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 18

18
Deus promete um filho a Abraão
1O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. 2Abraão levantou os olhos, olhou, e eis que três homens estavam em pé diante dele. Ao vê-los, Abraão correu da porta da tenda ao encontro deles, prostrou-se em terra 3e disse:
— Senhor meu, se eu puder obter favor diante de seus olhos, peço que não passe adiante sem ficar um pouco com este seu servo. 4Vou pedir que se traga um pouco de água, para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. 5Trarei um pouco de comida, para que refaçam as forças, visto que chegaram até este servo de vocês; depois, poderão seguir adiante.
Responderam:
— Faça como você disse.
6Abraão correu para a tenda de Sara e lhe disse:
— Amasse depressa três medidas da melhor farinha e faça pão.
7Abraão, por sua vez, correu ao gado, pegou um novilho tenro e bom, e o entregou a um empregado, que se apressou em prepará-lo. 8Pegou também coalhada e leite e o novilho que tinha mandado preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu em pé junto a eles debaixo da árvore; e eles comeram. 9Então lhe perguntaram:
— Onde está Sara, a sua mulher?
Ele respondeu:
— Está aí na tenda.
10Um deles disse:
— Certamente voltarei#Rm 9.9 a você, daqui a um ano; e Sara, a sua mulher, dará à luz um filho.
Sara estava escutando, à porta da tenda, atrás de Abraão. 11Abraão e Sara já eram velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. 12Por isso Sara riu em seu íntimo, dizendo consigo mesma:
— Depois de velha, e velho também o meu senhor,#1Pe 3.6 terei ainda prazer?
13Então o Senhor perguntou a Abraão:
— Por que Sara riu, dizendo: “Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha?” 14Por acaso, existe algo demasiadamente difícil para o Senhor?#Jr 32.17,27; Lc 1.37 Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a você, e Sara terá um filho.
15Então Sara teve medo e negou, dizendo:
— Eu não ri.
Ele, porém, disse:
— Não é verdade; é certo que você riu.
Abraão intercede por Sodoma
16Quando aqueles homens se levantaram dali, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. 17O Senhor disse:
— Será que eu devo esconder de Abraão o que estou para fazer, 18visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? 19Porque eu o escolhi para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo, para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que lhe prometeu.
20Então o Senhor disse:
— O clamor contra Sodoma e Gomorra tem aumentado, e o seu pecado é gravíssimo.#Ez 16.49-50 21Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que veio até mim. E, se este não for o caso, eu ficarei sabendo.
22Assim, aqueles homens partiram dali e foram para Sodoma; mas Abraão ainda permaneceu na presença do Senhor. 23E, aproximando-se, Abraão perguntou:
— Será que vais destruir o justo com o ímpio? 24Se houver, por acaso, cinquenta justos na cidade, ainda assim destruirás e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? 25Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! Será que o Juiz de toda a terra não faria justiça?#Dt 32.4; Jó 8.3
26Então o Senhor disse:
— Se eu encontrar cinquenta justos dentro da cidade de Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles.
27Abraão continuou:
— Eis que me atrevi a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza.#Gn 3.19; Jó 42.6 28Caso faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade?
Deus respondeu:
— Não a destruirei se eu encontrar ali quarenta e cinco.
29Então Abraão disse:
— E se, por acaso, houver ali apenas quarenta?
Deus respondeu:
— Não o farei por amor aos quarenta.
30Abraão insistiu:
— Não se ire o Senhor, se eu continuar a falar. E se houver ali apenas trinta?
O Senhor respondeu:
— Não o farei se eu encontrar ali trinta.
31Abraão continuou:
— Eis que me atrevi a falar ao Senhor. E se, por acaso, houver ali apenas vinte?
O Senhor respondeu:
— Não a destruirei por amor aos vinte.
32Finalmente Abraão disse:
— Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez. E se, por acaso, houver ali apenas dez?
O Senhor respondeu:
— Não a destruirei por amor aos dez.
33Quando acabou de falar com Abraão, o Senhor se retirou, e Abraão voltou para onde estava antes.

Currently Selected:

Gênesis 18: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy