YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 16

16
Sarai e Agar
1Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Mas tinha uma serva egípcia, chamada Agar. 2Então Sarai disse a Abrão:
— Eis que o Senhor me impediu de dar à luz filhos. Tome, pois, a minha serva; talvez assim eu possa ter filhos por meio dela.
E Abrão concordou com o plano de Sarai. 3Então Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua serva egípcia, e a deu por mulher a Abrão, seu marido, depois que ele já estava morando durante dez anos na terra de Canaã. 4Ele teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Ao saber que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para a sua senhora. 5Então Sarai disse a Abrão:
— Seja sobre você a afronta que é feita a mim. Eu mesma pus a minha serva em seus braços; ela, porém, vendo que engravidou, me olha com desprezo. Que o Senhor julgue entre mim e você.
6Abrão respondeu a Sarai:
— Você continua a ter controle sobre a sua serva. Faça com ela o que melhor lhe parecer.
Então Sarai a humilhou, e Agar fugiu da presença dela.
7Quando o Anjo do Senhor a encontrou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, 8perguntou-lhe:
— Agar, serva de Sarai, de onde você vem e para onde vai?
Ela respondeu:
— Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
9Então o Anjo do Senhor lhe disse:
— Volte para a sua senhora e sujeite-se a ela.
10E o Anjo do Senhor disse também:
— Aumentarei em muito a sua descendência, de maneira que, de tão numerosa, não poderá ser contada.
11E o Anjo do Senhor continuou:
— Você está grávida e dará à luz um filho, a quem chamará Ismael,#16.11 Ismael significa “Deus ouve” porque o Senhor ouviu o seu grito de aflição. 12Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos será contra ele; e habitará diante de todos os seus irmãos.
13Então Agar deu ao Senhor, que havia falado com ela, o nome de “Tu és o Deus que vê”. Porque ela dizia: “Neste lugar eu olhei para Aquele que me vê!” 14Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi.#16.14 Beer-Laai-Roi significa “Poço daquele que vive e me vê” Fica entre Cades e Berede.
O nascimento de Ismael
15Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou de Ismael o filho que Agar lhe deu. 16Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu à luz Ismael.

Currently Selected:

Gênesis 16: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy