YouVersion Logo
Search Icon

Ezequiel 3

3
1Ainda me disse:
— Filho do homem, coma o que está aí diante de você. Coma esse rolo;#Ap 10.9-10 depois, vá falar à casa de Israel.
2Então abri a boca, e ele me deu o rolo para comer. 3E me disse:
— Filho do homem, coma e encha o seu estômago com este rolo que eu lhe dou.
Eu o comi, e na minha boca era doce como o mel.
A missão do profeta
4Disse-me ainda:
— Filho do homem, vá à casa de Israel e diga-lhe as minhas palavras. 5Porque você não está sendo enviado a um povo de fala obscura nem de língua difícil,#Is 33.19 mas à casa de Israel. 6Você não está sendo enviado a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, cujas palavras você não poderia entender. Se eu o enviasse a esses povos, eles certamente dariam ouvidos a você. 7Mas a casa de Israel não vai querer dar ouvidos a você, porque não quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel tem o coração fechado e a mente endurecida.#Ez 2.4 8Eis que endureci o seu rosto contra o rosto deles e endureci a sua fronte contra a fronte deles. 9Tornei a sua fronte mais dura do que a rocha — como o diamante. Portanto, não tenha medo deles, nem se assuste com o rosto deles, porque são casa rebelde.#Ez 2.6
10Ainda me disse mais:
— Filho do homem, guarde em seu coração todas as minhas palavras que eu lhe falar e ouça-as com muita atenção. 11Vá falar com os exilados, os filhos do seu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fale com eles e diga-lhes: “Assim diz o Senhor Deus.”
12Então o Espírito me levantou, e ouvi atrás de mim a voz de um grande estrondo, que, levantando-se do seu lugar, dizia:
— Bendita seja a glória do Senhor.
13Ouvi o ruído das asas dos seres viventes, que tocavam umas nas outras, e o barulho das rodas#Ez 1.15 juntamente com eles e o som de um grande estrondo. 14Então o Espírito me levantou e me levou. Eu fui, amargurado no furor do meu espírito, e a mão do Senhor se fez forte sobre mim. 15Então fui a Tel-Abibe, aos exilados que habitavam junto ao rio Quebar, e, durante sete dias, assentei-me ali, perplexo, no meio deles.
O atalaia de Israel
16Depois dos sete dias, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
17— Filho do homem, eu o coloquei como atalaia sobre a casa de Israel. Você ouvirá a palavra da minha boca e lhes dará aviso da minha parte. 18Quando eu disser ao ímpio: “Você certamente morrerá”, e você não o avisar e nada disser para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse ímpio morrerá na sua maldade, mas você será responsável pela morte dele. 19Mas, se você avisar o ímpio, e ele não se converter da sua maldade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua maldade, mas você terá salvo a sua vida.
20— Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá. Visto que você não o avisou, ele morrerá no seu pecado, e os atos de justiça que ele havia praticado não serão lembrados, e você será responsável pela morte dele. 21No entanto, se você avisar o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e você terá salvo a sua vida.#Ez 33.1-9
22A mão do Senhor veio sobre mim, e ele me disse:
— Levante-se e vá para o vale, onde falarei com você.
23Levantei-me e fui para o vale, e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que eu tinha visto junto ao rio Quebar;#Ez 1.1,28 e caí com o rosto em terra. 24Então o Espírito entrou em mim,#Ez 2.2 e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse:
— Vá para a sua casa e tranque-se dentro dela. 25Quanto a você, filho do homem, eis que porão cordas sobre você e irão amarrá-lo com elas; e você não poderá sair para o meio do povo. 26Farei com que a sua língua se apegue ao céu da boca, e você ficará mudo e incapaz de os repreender; porque são casa rebelde. 27Mas, quando eu falar com você, eu lhe devolverei a fala e você lhes dirá: “Assim diz o Senhor Deus.” Quem ouvir, que ouça; e quem deixar de ouvir, que fique sem ouvir; porque são casa rebelde.

Currently Selected:

Ezequiel 3: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy