YouVersion Logo
Search Icon

Ezequiel 14

14
O castigo dos idólatras
1Então alguns dos anciãos de Israel vieram e se assentaram diante de mim.#Ez 8.1; 20.1 2A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
3— Filho do homem, estes homens levantaram ídolos dentro de seu coração e puseram diante de si o tropeço que os leva a cair em iniquidade.#Ez 7.19 Será que eu deveria permitir que eles me consultem? 4Portanto, fale com eles e diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: “Qualquer homem da casa de Israel que levantar ídolos dentro de seu coração e puser diante de si tropeço que o leva a cair em iniquidade e que depois vier consultar um profeta, eu, o Senhor, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos. 5Farei isso para que eu possa conquistar novamente a casa de Israel no seu próprio coração, porque todos se afastaram de mim#Is 1.4; Jr 2.11 para seguirem os seus ídolos.”
6— Portanto, diga à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: “Convertam-se e afastem-se dos seus ídolos;#1Sm 7.3; Is 2.20; 30.22 desviem o rosto de todas as suas abominações. 7Porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se afastar de mim, que levantar ídolos dentro de seu coração e que depois vier consultar um profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o Senhor, responderei por mim mesmo. 8Voltarei o rosto contra o tal homem, farei dele um sinal e provérbio e o eliminarei do meio do meu povo. E vocês saberão que eu sou o Senhor.”
9— “Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o Senhor, que enganei esse profeta;#1Rs 22.23 estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel. 10Ambos levarão sobre si a sua iniquidade. A iniquidade daquele que consulta será como a do profeta, 11para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”,#Ez 11.20 diz o Senhor Deus.
A justiça dos castigos de Deus
12A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
13— Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, cometendo graves transgressões, estenderei a mão contra ela, e cortarei o suprimento de pão,#Ez 4.16 enviarei contra ela fome e eliminarei dela pessoas e animais. 14Mesmo que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.
15— Se eu fizer passar pela terra animais selvagens,#Lv 26.22; Ez 5.17 e eles a devastarem, assim que fique assolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras, 16tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada.
17— Ou se eu fizer vir a espada sobre essa terra e disser: “Espada, passe pela terra”; e eu eliminar dela pessoas e animais, 18tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos.
19— Ou se eu enviar a peste sobre essa terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para eliminar dela pessoas e animais, 20tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem o seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.
21— Porque assim diz o Senhor Deus: Quanto pior não será, se eu enviar os meus quatro piores castigos,#Ez 5.17; Ap 6.8 isto é, a espada, a fome, os animais selvagens e a peste, contra Jerusalém, para eliminar dela pessoas e animais? 22Mas eis que alguns sobreviventes serão deixados nela, filhos e filhas que serão levados para fora. Eis que eles virão a vocês, e vocês verão a sua conduta e as suas ações.#Ez 12.16 E ficarão consolados do mal que eu fiz vir sobre Jerusalém, sim, de tudo o que fiz vir sobre ela. 23Eles os consolarão quando vocês virem a sua conduta e as suas ações. E vocês saberão que não foi sem motivo que fiz tudo o que fiz nela, diz o Senhor Deus.

Currently Selected:

Ezequiel 14: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy