YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 33

33
O Anjo de Deus irá adiante do povo
1O Senhor disse a Moisés:
— Suba deste lugar, você e o povo que você tirou da terra do Egito, e vá para a terra a respeito da qual jurei a Abraão,#Gn 12.7 a Isaque#Gn 26.3 e a Jacó,#Gn 28.13 dizendo: “Eu a darei à sua descendência.” 2Enviarei o Anjo adiante de você e expulsarei os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 3Vão para uma terra que mana leite e mel. Eu não irei no meio de vocês, porque vocês são um povo teimoso, para que eu não os destrua no caminho.
4Quando o povo ouviu estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles usou as suas joias. 5Porque o Senhor tinha dito a Moisés: “Diga aos filhos de Israel: ‘Vocês são um povo teimoso. Se eu fosse com vocês, ainda que por um momento, eu os destruiria. Portanto, tirem as suas joias, para que eu saiba o que hei de fazer com vocês.’”
6Então os filhos de Israel tiraram de si as suas joias desde o monte Horebe em diante.
A tenda do encontro
7Ora, Moisés costumava pegar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial. Ele a chamava de “tenda do encontro”. Todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda do encontro, que estava fora do arraial. 8Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e seguiam-no com os olhos, até ele entrar na tenda. 9Quando Moisés entrava na tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. 10Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava o Senhor. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com o seu amigo. Depois Moisés voltava para o arraial. Porém o moço Josué, seu auxiliar, filho de Num, não se afastava da tenda.
Moisés roga a Deus a sua presença
12Moisés disse ao Senhor:
— Eis que me dizes para conduzir este povo, mas não me disseste quem enviarás comigo. Disseste: “Eu conheço você pelo nome e você alcançou favor diante de mim.” 13Agora, se alcancei favor diante de ti, peço que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e obtenha favor diante de ti; e lembra-te que esta nação é teu povo.
14Deus respondeu:
— A minha presença irá com você, e eu lhe darei descanso.
15Então Moisés disse:
— Se a tua presença não for comigo, não nos faças sair deste lugar. 16Pois como se poderá saber que alcançamos favor diante de ti, eu e o teu povo? Será que não é o fato de andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?
Moisés roga a Deus que lhe mostre a sua glória
17O Senhor disse a Moisés:
— Farei também isto que você falou, porque você alcançou favor diante de mim, e eu o conheço pelo nome.
18Então Moisés disse:
— Peço que me mostres a tua glória.
19O Senhor respondeu:
— Farei passar toda a minha bondade diante de você e lhe proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia#Rm 9.15 de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20E acrescentou:
— Você não poderá ver a minha face, porque ninguém verá a minha face e viverá.
21Disse mais o Senhor:
— Eis aqui um lugar perto de mim, onde você ficará sobre a rocha. 22Quando a minha glória passar, eu porei você numa fenda da rocha e o cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. 23Depois, quando eu tirar a mão, você me verá pelas costas; mas a minha face ninguém verá.

Currently Selected:

Êxodo 33: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy