YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 32

32
O bezerro de ouro
Dt 9.6-21
1O povo viu que Moisés demorava para descer do monte. Então reuniu-se em volta de Arão e lhe disse:
— Levante-se, faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.
2Arão respondeu:
— Tirem as argolas de ouro das orelhas de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam para mim.
3Então todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4Este, recebendo-as das mãos deles, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro de metal fundido. Então disseram:
— São estes, ó Israel, os seus deuses, que tiraram você da terra do Egito.
5Arão, vendo isso, edificou um altar diante do bezerro e fez a seguinte proclamação:
— Amanhã haverá festa ao Senhor.
6No dia seguinte, madrugaram, ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas. E o povo sentou-se para comer e beber#1Co 10.7 e levantou-se para se divertir.#At 7.39-41
7Então o Senhor disse a Moisés:
— Vá, desça; porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, se corrompeu 8e depressa se desviou do caminho que eu lhe havia ordenado; fez para si um bezerro de metal fundido, o adorou e lhe ofereceu sacrifícios, dizendo: “São estes, ó Israel, os seus deuses, que tiraram você da terra do Egito.”
9O Senhor disse ainda a Moisés:
— Tenho visto este povo, e eis que é povo teimoso. 10Agora, pois, deixe-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de você farei uma grande nação.
Moisés intercede pelo povo
Êx 32.30-34; Dt 9.25-29
11Porém Moisés suplicou ao Senhor, seu Deus, dizendo:
— Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande poder e forte mão? 12Por que deixar que os egípcios digam: “Ele os tirou de lá com más intenções, para matá-los nos montes e para eliminá-los da face da terra”? Deixa de lado o furor da tua ira e muda de ideia quanto a este mal contra o teu povo. 13Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, dizendo: “Multiplicarei#Gn 22.16-17 a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda esta terra#Gn 17.8 de que tenho falado, eu a darei à sua descendência, para que a possuam por herança eternamente.”
14Então o Senhor mudou de ideia quanto ao mal que ele tinha dito que traria sobre o povo.
15Moisés voltou-se e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho nas mãos, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. 16As tábuas eram obra de Deus; também o que estava escrito tinha sido escrito pelo próprio Deus, esculpido nas tábuas.
17Quando Josué ouviu a voz do povo que gritava, disse a Moisés:
— Há um alarido de guerra no arraial.
18Moisés respondeu:
— O que ouço não é alarido de vencedores nem de vencidos, mas o alarido de pessoas cantando.
19Logo que se aproximou do arraial e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou muito irado. Arremessou as tábuas de pedra das suas mãos e quebrou-as ao pé do monte. 20E, pegando o bezerro que tinham feito, queimou-o e o reduziu a pó, que espalhou sobre a água, e deu de beber aos filhos de Israel. 21Depois, Moisés perguntou a Arão:
— O que foi que esse povo fez a você, para que você trouxesse sobre ele tão grande pecado?
22Arão respondeu:
— Não fique irado, meu senhor. Você sabe que este povo é propenso para o mal. 23Pois me disseram: “Faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.” 24Então eu lhes disse: “Quem tem ouro, tire-o.” Eles o deram para mim, eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.
Moisés manda matar os idólatras
25Quando Moisés viu que o povo estava sem controle, pois Arão o tinha deixado à solta para vergonha no meio dos seus inimigos, 26pôs-se em pé à entrada do arraial e disse:
— Quem é do Senhor venha até mim.
Então se juntaram a ele todos os filhos de Levi, 27aos quais ele disse:
— Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Cada um ponha a espada na cintura. Passem e tornem a passar pelo arraial de porta em porta, e cada um mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho.”
28E os filhos de Levi fizeram segundo a palavra de Moisés e, naquele dia, morreram uns três mil homens. 29Pois Moisés tinha dito: “Consagrem-se hoje ao Senhor, cada um contra o seu filho e contra o seu irmão, para que hoje Deus lhes conceda uma bênção.”
Moisés intercede pelo povo
Êx 32.11-14; Dt 9.25-29
30No dia seguinte, Moisés disse ao povo:
— Vocês cometeram um grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; talvez eu possa fazer propiciação pelo pecado de vocês.
31Moisés voltou ao Senhor e disse:
— Ah! O povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. 32Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, peço-te que me risques do livro que escreveste.
33Então o Senhor disse a Moisés:
— Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.#Ap 3.5 34Vá, pois, agora, e conduza o povo para o lugar do qual falei a você. Eis que o meu Anjo irá adiante de você. Porém, no dia da minha visitação, eu os castigarei pelo pecado que cometeram.
35Assim, o Senhor feriu o povo, porque fizeram o bezerro — aquele que Arão tinha feito.

Currently Selected:

Êxodo 32: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy