YouVersion Logo
Search Icon

Eclesiastes 3

3
Tempo para tudo
1Tudo tem o seu tempo
determinado,
e há tempo para todo propósito
debaixo do céu:
2há tempo de nascer
e tempo de morrer;
tempo de plantar
e tempo de arrancar
o que se plantou;
3tempo de matar
e tempo de curar;
tempo de derrubar
e tempo de construir;
4tempo de chorar
e tempo de rir;
tempo de prantear
e tempo de saltar de alegria;
5tempo de espalhar pedras
e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar
e tempo de deixar de abraçar;
6tempo de procurar
e tempo de perder;
tempo de guardar
e tempo de jogar fora;
7tempo de rasgar
e tempo de costurar;
tempo de ficar calado
e tempo de falar;
8tempo de amar
e tempo de odiar;
tempo de guerra
e tempo de paz.
O ser humano não conhece o seu tempo determinado
9Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga?#Ec 1.3 10Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos dos homens, para com ele os afligir.#Ec 1.13 11Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim. 12Sei que não há nada melhor para o ser humano do que alegrar-se e aproveitar a vida ao máximo. 13Sei também que poder comer, beber e desfrutar o que se conseguiu com todo o trabalho é dom de Deus.#Ec 2.24 14Sei que tudo o que Deus faz durará eternamente, sem que nada possa ser acrescentado nem tirado, e que Deus faz isto para que as pessoas o temam. 15O que é já foi, e o que será também já foi; Deus fará vir outra vez o que já passou.
O fim de seres humanos e animais
16Vi ainda debaixo do sol que no lugar do juízo reinava a maldade e no lugar da justiça havia mais maldade. 17Então eu disse a mim mesmo: “Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra.” 18Eu disse mais: “Isto é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais.”#Sl 49.12,20 19Porque o mesmo que acontece com os filhos dos homens acontece com os animais: como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida, e o ser humano não tem nenhuma vantagem sobre os animais. Porque tudo é vaidade. 20Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó voltarão.#Gn 3.19; Jó 34.15; Sl 104.29 21Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra?#Ec 12.7 22Assim, percebi que não há nada melhor para o ser humano do que desfrutar do seu trabalho, porque essa é a sua recompensa. Pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

Currently Selected:

Eclesiastes 3: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy