YouVersion Logo
Search Icon

Deuteronômio 25

25
A pena de açoites
1— Quando houver desentendimento entre dois homens, e vierem a juízo, os juízes os julgarão, justificando o inocente e condenando o culpado. 2Se o culpado merecer açoites, o juiz mandará que ele se deite no chão e seja açoitado, na sua presença, com o número de açoites que o caso exigir. 3Poderá ordenar quarenta açoites, não mais; do contrário, se ordenasse mais do que isso, um compatriota seria humilhado aos olhos de vocês.
4— Não amarrem a boca do boi#1Co 9.9; 1Tm 5.18 quando estiver pisando o trigo.
O levirato
5— Se dois irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, a mulher do que morreu não se casará com um estranho, alguém de fora da família; seu cunhado a tomará, a receberá por mulher e exercerá para com ela a obrigação de cunhado. 6O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel.#Mt 22.24; Mc 12.19; Lc 20.28
7— Porém, se o homem não quiser se casar com a cunhada, ela irá ao portão da cidade para falar com os anciãos, e dirá: “Meu cunhado se recusa a dar continuidade ao nome de seu irmão em Israel; não quer exercer para comigo a obrigação de cunhado.” 8Então os anciãos da cidade devem chamá-lo e falar com ele. Se ele persistir e disser: “Não quero casar com ela”, 9então a cunhada chegará perto dele, na presença dos anciãos, e lhe descalçará a sandália do pé,#Rt 4.7-8 e lhe cuspirá no rosto, e protestará, dizendo: “Assim se fará com o homem que não quer edificar a casa de seu irmão.” 10E, em Israel, se dará à casa daquele homem o nome de “A casa do descalçado”.
11— Quando dois homens estiverem brigando, um contra o outro, e a mulher de um chegar para livrar o marido da mão daquele que o fere, e ela estender a mão, e o pegar pelo órgão genital, 12vocês devem cortar a mão dela; não olhem para ela com piedade.
Pesos e medidas justos
13— Não levem na bolsa pesos diferentes, um grande e um pequeno. 14Não tenham em casa dois tipos de medidas, um grande e um pequeno. 15Usem um peso integral e justo, e uma medida integral e justa; para que se prolonguem os seus dias na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá. 16Porque todo aquele que pratica tal injustiça#Lv 19.35-36 é abominação ao Senhor, o Deus de vocês.
A ordem para destruir os amalequitas
17— Lembrem-se do que os amalequitas#Êx 17.8; 1Sm 15.2-9 fizeram no caminho, quando vocês estavam saindo do Egito. 18Eles saíram ao encontro de vocês no caminho e, quando vocês estavam abatidos e cansados, atacaram na retaguarda todos os desfalecidos que vinham atrás; e não temeram a Deus. 19Portanto, quando o Senhor, seu Deus, lhes houver dado sossego de todos os seus inimigos ao redor, na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá por herança, para que dela tomem posse, apaguem#Êx 17.8-14 a memória dos amalequitas da face da terra; não se esqueçam disto.

Currently Selected:

Deuteronômio 25: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy