YouVersion Logo
Search Icon

Deuteronômio 10

10
As segundas tábuas da lei
Êx 34.1-9
1— Naquele tempo, o Senhor me disse: “Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba o monte para encontrar-se comigo. Faça também uma arca de madeira. 2Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras, e que você quebrou; depois você as colocará na arca.”
3— Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, cortei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na mão. 4Então o Senhor escreveu nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele havia falado a vocês no dia da congregação, no monte, no meio do fogo. Depois o Senhor entregou as tábuas para mim. 5Então me virei e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu havia feito; e ali estão, como o Senhor me ordenou.
6(Os filhos de Israel partiram de Beerote-Benê-Jaacã e foram para Mosera. Ali morreu Arão#Nm 20.28 e ali foi sepultado. Eleazar, seu filho, oficiou como sacerdote em seu lugar. 7Dali partiram para Gudgodá e de Gudgodá foram para Jotbatá, terra de ribeiros de águas.)
8— Por esse mesmo tempo, o Senhor separou a tribo de Levi#Nm 3.5-8 para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir e para abençoar em seu nome até o dia de hoje. 9Por isso Levi não tem parte nem herança com os seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor, o Deus de vocês, lhe prometeu.
10— Permaneci no monte,#Êx 34.28 como da primeira vez, quarenta dias e quarenta noites. Mais uma vez o Senhor me ouviu e não quis destruir vocês. 11Porém o Senhor me disse: “Levante-se e ponha-se a caminho diante do povo, para que entrem e tomem posse da terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles.”
Exortação à obediência
12— E agora, Israel, o que é que o Senhor requer de vocês? Não é que vocês temam o Senhor, seu Deus, andem em todos os seus caminhos, amem e sirvam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma, 13para guardarem os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje lhes ordeno, para o bem de vocês? 14Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, o Deus de vocês; a ele pertencem a terra e tudo o que nela há.#1Rs 8.27; Ne 9.6; Sl 24.1 15Mas o Senhor se afeiçoou tão somente aos pais de vocês para os amar; e a vocês, descendentes deles, ele escolheu do meio de todos os povos, como hoje se vê. 16Portanto, circuncidem o coração de vocês e deixem de ser teimosos. 17Pois o Senhor, o Deus de vocês, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores,#Ap 17.14 o Deus grande, poderoso e temível, que não trata as pessoas com parcialidade,#At 10.34; Rm 2.11; Gl 2.6; Ef 6.9 nem aceita suborno. 18Ele faz justiça aos órfãos e às viúvas e ama os estrangeiros, dando-lhes comida e roupa. 19Portanto, amem os estrangeiros, porque vocês foram estrangeiros na terra do Egito.#Lv 19.34 20Temam o Senhor, seu Deus, e sirvam a ele; sejam fiéis a ele e jurem somente pelo seu nome. 21Ele é o seu louvor e o Deus de vocês, que em favor de vocês fez estas grandes e temíveis coisas que vocês viram com os seus próprios olhos. 22Quando os pais de vocês desceram ao Egito, eram apenas setenta pessoas;#Gn 46.27 agora o Senhor, seu Deus, fez de vocês uma multidão tão numerosa como as estrelas do céu.#Gn 15.5; 22.17

Currently Selected:

Deuteronômio 10: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy