YouVersion Logo
Search Icon

Atos 15

15
A controvérsia sobre a circuncisão de gentios
1Alguns indivíduos que foram da Judeia para Antioquia ensinavam aos irmãos:
— Se vocês não forem circuncidados#Lv 12.3 segundo o costume de Moisés, não podem ser salvos.
2Tendo surgido um conflito e grande discussão de Paulo e Barnabé com eles, foi resolvido que esses dois e mais alguns fossem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, para tratar desta questão. 3Encaminhados, pois, pela igreja, atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e, narrando a conversão dos gentios, causaram grande alegria a todos os irmãos. 4Quando chegaram a Jerusalém, foram bem-recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus havia feito com eles. 5Mas alguns membros do partido dos fariseus que haviam crido se insurgiram, dizendo:
— É necessário circuncidá-los e ordenar-lhes que observem a lei de Moisés.
A reunião dos apóstolos e presbíteros em Jerusalém
6Então os apóstolos e os presbíteros se reuniram para examinar a questão. 7Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e disse:
— Irmãos, vocês sabem que, desde há muito, Deus me escolheu entre vocês para que da minha boca os gentios#At 10.1-43 ouvissem a palavra do evangelho e cressem. 8E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo#At 10.44 a eles, como também o havia concedido a nós.#At 2.4 9E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes o coração por meio da fé. 10Agora, pois, por que vocês querem tentar a Deus, pondo sobre o pescoço dos discípulos um jugo que nem os nossos pais puderam suportar, nem nós? 11Mas cremos que somos salvos pela graça#Ef 2.5 do Senhor Jesus, assim como eles.
O parecer de Tiago
12E toda a multidão silenciou, passando a ouvir Barnabé e Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus tinha feito por meio deles entre os gentios. 13Depois que eles terminaram, Tiago tomou a palavra e disse:
— Irmãos, ouçam o que tenho a dizer. 14Simão acaba de relatar como, primeiramente, Deus visitou os gentios, a fim de constituir entre eles um povo para o seu nome. 15Com isso concordam as palavras dos profetas, como está escrito:
16“Depois disso,
voltarei e reedificarei
o tabernáculo caído de Davi;
reedificarei as suas ruínas
e o restaurarei.
17Para que o restante da humanidade
busque o Senhor,
juntamente com todos os gentios
sobre os quais tem sido invocado
o meu nome,
18diz o Senhor,
que faz estas coisas conhecidas
desde os tempos antigos.”#Am 9.11-12
19— Por isso, julgo que não devemos perturbar aqueles que, entre os gentios, se convertem a Deus, 20mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos,#Êx 34.15-17 bem como da imoralidade sexual, da carne de animais sufocados e do sangue.#Lv 17.10-16 21Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.
A decisão enviada a Antioquia
22Então pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, eleger alguns homens dentre eles e enviá-los a Antioquia, juntamente com Paulo e Barnabé. Foram eleitos Judas, chamado Barsabás, e Silas, que eram líderes entre os irmãos. 23Mandaram por eles a seguinte carta:
“Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
24Visto sabermos que alguns que saíram de nosso meio, sem nenhuma autorização, perturbaram vocês com palavras, transtornando a mente de vocês, 25pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vocês com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Portanto, estamos enviando Judas e Silas, os quais pessoalmente lhes dirão as mesmas coisas. 28Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês maior encargo além destas coisas essenciais: 29que vocês se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e da imoralidade sexual; se evitarem essas coisas, farão bem.
Passem bem.”
A leitura da mensagem
30Os que foram enviados partiram para Antioquia e, tendo reunido a comunidade, entregaram a carta. 31Quando a leram, ficaram muito alegres pelo consolo recebido. 32Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram. 33Tendo-se demorado ali por algum tempo, os irmãos deixaram que voltassem em paz aos que os enviaram. 34[Mas pareceu bem a Silas permanecer ali.]#15.34 O texto entre colchetes se encontra apenas em manuscritos mais recentes 35Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
A segunda viagem missionária. Paulo e Barnabé se separam
36Alguns dias depois, Paulo disse a Barnabé:
— Vamos voltar e visitar os irmãos em todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
37Barnabé queria levar também João, chamado Marcos. 38Mas Paulo não achava justo levar aquele que tinha se afastado deles#At 13.13 desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. 39Houve tal desavença entre eles, que vieram a separar-se. Então Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre. 40Mas Paulo, tendo escolhido Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.

Currently Selected:

Atos 15: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy