YouVersion Logo
Search Icon

1Samuel 4

4
Os filisteus vencem os israelitas
1A palavra de Samuel veio a todo o Israel. Israel saiu à batalha contra os filisteus e acampou em Ebenézer; e os filisteus acamparam em Afeca. 2Os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para enfrentar Israel, e, quando a guerra começou, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3Quando o povo voltou ao arraial, os anciãos de Israel disseram:
— Por que o Senhor nos derrotou hoje diante dos filisteus? Vamos trazer de Siló a arca da aliança do Senhor, para que esteja no meio de nós e nos livre das mãos dos nossos inimigos.#Nm 10.35
4Então o povo mandou trazer de Siló a arca do Senhor dos Exércitos, entronizado entre os querubins.#Êx 25.22 E os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, estavam ali com a arca da aliança de Deus.
A arca é tomada. Hofni e Fineias são mortos
5Quando a arca da aliança do Senhor chegou ao arraial, os israelitas gritaram tão alto, que o chão tremeu. 6Os filisteus ouviram a voz do júbilo e disseram:
— Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus?
Então souberam que a arca do Senhor havia chegado ao arraial. 7E os filisteus ficaram com medo e disseram:
— Os deuses vieram ao arraial.
E diziam mais:
— Ai de nós! Porque nunca antes aconteceu uma coisa dessas. 8Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que atacaram os egípcios com todo tipo de pragas no deserto. 9Sejam fortes, filisteus! Comportem-se como homens, para que não venham a ser escravos dos hebreus, como eles já foram escravos de vocês! Comportem-se como homens e lutem!
10Então os filisteus lutaram. E Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda. Foi uma grande derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens. 11A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos.#1Sm 2.34
A morte de Eli
12Então um homem de Benjamim, saído das fileiras, correu e, no mesmo dia, chegou a Siló. Ele havia rasgado as suas roupas e espalhado terra sobre a cabeça. 13Quando chegou, Eli estava sentado numa cadeira, perto da estrada, olhando como quem espera, porque o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. Depois que o homem entrou na cidade e deu a notícia, toda a cidade começou a gritar. 14Eli, ouvindo os gritos, perguntou:
— Que alvoroço é esse?
Então o homem correu e deu as notícias a Eli. 15Ora, Eli estava com noventa e oito anos. Os seus olhos já não se moviam, e ele não podia ver.#1Sm 3.2 16O homem disse a Eli:
— Eu venho da frente de batalha. Eu fugi de lá hoje mesmo.
Eli perguntou-lhe:
— O que aconteceu, meu filho?
17Então o mensageiro respondeu:
— Israel fugiu dos filisteus. Houve grande matança entre o povo. Além disso, os seus dois filhos, Hofni e Fineias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada.
18Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto ao portão da cidade, quebrou o pescoço e morreu. Ele era um homem velho e pesado, e havia julgado Israel durante quarenta anos.
19A nora de Eli, a mulher de Fineias, estava grávida e próxima do parto. Quando ela ouviu estas notícias, de que a arca de Deus havia sido tomada e de que seu sogro e seu marido tinham morrido, encurvou-se e deu à luz; porque as dores lhe sobrevieram. 20Quando ela estava morrendo, as mulheres que a ajudavam disseram:
— Não tema, porque você teve um filho.
Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. 21Mas deu ao menino o nome de Icabô,#4.21 Icabô significa “não há glória” dizendo:
— Foi-se a glória de Israel.
Ela disse isto, porque a arca de Deus havia sido tomada e por causa de seu sogro e de seu marido. 22E falou mais:
— Foi-se a glória de Israel, pois a arca de Deus foi tomada.

Currently Selected:

1Samuel 4: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy