YouVersion Logo
Search Icon

1Samuel 28

28
Saul consulta a médium de En-Dor
1E aconteceu que, naqueles dias, os filisteus reuniram os seus exércitos para a guerra, para lutar contra Israel. Então Aquis disse a Davi:
— Fique sabendo que você irá comigo para a batalha, você e os seus homens.
2Então Davi disse a Aquis:
— Assim você saberá o quanto este seu servo pode fazer.
Aquis respondeu:
— Por isso, você será meu guarda pessoal para sempre.
3Samuel já havia morrido,#1Sm 25.1 e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade. Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos.#Lv 20.27; Dt 18.10-11
4Os filisteus se reuniram e foram acampar em Suném. Saul reuniu todo o Israel, e eles acamparam em Gilboa. 5Quando Saul viu o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. 6Saul consultou o Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim,#Nm 27.21 nem por profetas. 7Então Saul disse aos seus servos:
— Procurem uma mulher que seja médium, para que eu me encontre com ela e a consulte.
Os servos responderam:
— Há uma mulher em En-Dor que é médium.
8Saul se disfarçou, vestiu outras roupas e se foi, acompanhado de dois homens. Chegaram de noite à casa da mulher, e Saul lhe disse:
— Peço que você adivinhe para mim pela necromancia e me faça subir aquele que eu lhe disser.
9Mas a mulher respondeu:
— Você sabe muito bem o que Saul fez: eliminou da terra os médiuns e adivinhos. Então por que você está me preparando uma armadilha, que pode me levar à morte?
10Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo:
— Tão certo como vive o Senhor, nenhum castigo lhe sobrevirá por isso.
11Então a mulher perguntou:
— Quem você quer que eu faça subir?
Ele respondeu:
— Samuel.
12Quando a mulher viu Samuel, gritou em alta voz e disse a Saul:
— Por que você me enganou? Pois você mesmo é Saul.
13Mas o rei disse à mulher:
— Não tenha medo! O que você está vendo?
A mulher respondeu a Saul:
— Vejo um deus subindo da terra.
14Ele perguntou:
— Como é a sua figura?
Ela respondeu:
— Vem subindo um ancião e está enrolado numa capa.
Então Saul entendeu que se tratava de Samuel. Ele se inclinou com o rosto em terra e se prostrou.
15Samuel perguntou a Saul:
— Por que você foi me perturbar, fazendo-me subir?
Então Saul disse:
— É que estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se afastou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos. Por isso o chamei para que você me revele o que devo fazer.
16Então Samuel disse:
— Por que você pergunta a mim, visto que o Senhor se afastou de você e se tornou seu inimigo? 17Porque o Senhor fez com você o que havia anunciado por meio de mim: rasgou#1Sm 15.28 das suas mãos o reino e o deu a alguém outro, que é Davi. 18Você não deu ouvidos#1Sm 15.3-9 à voz do Senhor e não executou o que ele, no furor da sua ira, ordenou contra Amaleque, por isso o Senhor fez isso com você, hoje. 19O Senhor entregará também Israel, com você, nas mãos dos filisteus, e, amanhã, você e os seus filhos estarão comigo. O Senhor também entregará o acampamento de Israel nas mãos dos filisteus.
20De repente, Saul caiu estendido no chão e ficou com muito medo por causa das palavras de Samuel. Faltavam-lhe as forças, porque não tinha comido nada todo aquele dia e toda aquela noite. 21A mulher se aproximou de Saul e, vendo que ele estava muito perturbado, disse a ele:
— Veja, esta sua serva deu ouvidos à sua voz. Eu arrisquei a minha vida e fiz o que o senhor me pediu. 22Então agora é a sua vez de ouvir as palavras desta sua serva: deixe que eu traga um pouco de comida. Coma, para que o senhor tenha forças e possa seguir o seu caminho.
23Porém ele recusou, dizendo:
— Não vou comer.
Mas os seus servos e a mulher insistiram, e então ele concordou. Levantou-se do chão e sentou-se na cama. 24A mulher tinha em casa um bezerro gordo, que ela se apressou em matar. Pegou também farinha, amassou-a e fez alguns pães sem fermento. 25E trouxe a comida a Saul e aos seus servos, e eles comeram. Depois, se levantaram e foram embora naquela mesma noite.

Currently Selected:

1Samuel 28: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy