YouVersion Logo
Search Icon

1Samuel 22

22
Davi se esconde em Adulão e em Moabe
1Davi saiu daquele lugar e se refugiou na caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, foram ficar com ele. 2Ajuntaram-se a ele todos os homens que estavam em dificuldades, os que tinham dívidas, e todos os amargurados de espírito, e Davi se tornou o chefe deles. E havia com ele uns quatrocentos homens.
3Daquele lugar Davi foi a Mispa, em Moabe, e disse ao rei de Moabe:
— Deixe que o meu pai e a minha mãe fiquem com vocês, até que eu saiba o que Deus vai fazer de mim.
4Davi levou-os ao rei de Moabe,#Rt 1.1; 4.17 e eles moraram com ele durante todo o tempo em que Davi esteve naquele lugar seguro. 5Porém o profeta Gade disse a Davi:
— Não fique neste lugar seguro; vá e entre na terra de Judá.
Então Davi saiu e foi para o bosque de Herete.
Saul mata todos os sacerdotes de Nobe
6Saul ficou sabendo que Davi e os homens que o acompanhavam foram descobertos. Saul se encontrava em Gibeá, debaixo de um arvoredo, numa colina, com a sua lança na mão, e todos os seus servos estavam com ele. 7Saul disse aos servos que o rodeavam:
— Escutem, filhos de Benjamim! Será que o filho de Jessé dará também a todos vocês terras e vinhas e fará de todos vocês chefes de milhares e chefes de centenas, 8para que todos vocês tenham conspirado contra mim? Não houve ninguém que me avisasse que o meu filho fez aliança com o filho de Jessé.#1Sm 18.3 Não há nenhum de vocês que tenha pena de mim e me conte que o meu filho instigou contra mim o meu servo, para me armar ciladas, como se vê neste dia.
9Então Doegue, o edomita, que também estava com os servos de Saul, disse:
— Eu vi o filho de Jessé chegar a Nobe, para falar com Aimeleque, filho de Aitube. 10A pedido dele, Aimeleque consultou o Senhor. Também lhe deu mantimento e a espada de Golias, o filisteu.#1Sm 21.6,9; Sl 52, título
11Então o rei mandou chamar o sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, e toda a casa de seu pai, a saber, os sacerdotes que estavam em Nobe. E todos eles vieram ao rei. 12Saul disse:
— Escute, filho de Aitube!
Este respondeu:
— Eis-me aqui, meu senhor!
13Então Saul lhe disse:
— Por que você conspirou contra mim, você e o filho de Jessé? Pois você lhe deu pão e espada e consultou Deus a favor dele, para que se levantasse contra mim e me armasse ciladas, como hoje se vê.
14Aimeleque respondeu ao rei:
— E quem, entre todos os seus servos, é tão fiel quanto Davi, o genro do rei, chefe da sua guarda pessoal e honrado na sua casa?#1Sm 19.4-5 15Por acaso foi essa a primeira vez que consultei Deus em favor dele? Não! Que o rei jamais acuse este seu servo, nem ninguém da casa de meu pai, pois este seu servo de nada soube de tudo isso, nem muito nem pouco.
16O rei respondeu:
— Aimeleque, você certamente morrerá, você e toda a casa de seu pai.
17Então o rei disse aos guardas que o rodeavam:
— Voltem-se e matem os sacerdotes do Senhor, porque também estão de mãos dadas com Davi e porque souberam que fugiu e não me disseram nada.
Porém os servos do rei não quiseram estender as mãos contra os sacerdotes do Senhor. 18Então o rei disse a Doegue:
— Volte-se você e mate os sacerdotes.
Então Doegue, o edomita, se voltou e investiu contra os sacerdotes. Naquele dia ele matou oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal de linho. 19Também a Nobe, a cidade desses sacerdotes, passou a fio de espada. Matou homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois, jumentos e ovelhas.
Abiatar refugia-se com Davi
20Porém dos filhos de Aimeleque, filho de Aitube, um só, cujo nome era Abiatar, se salvou e fugiu para Davi. 21Abiatar anunciou a Davi que Saul tinha matado os sacerdotes do Senhor. 22Então Davi disse a Abiatar:
— Naquele dia, quando vi que Doegue, o edomita,#1Sm 21.7 estava ali, eu sabia que ele não deixaria de contar tudo a Saul. Eu fui a causa da morte de todas as pessoas da casa de seu pai. 23Fique comigo, não tenha medo, porque quem procura a minha morte procura também a sua; mas comigo você estará a salvo.

Currently Selected:

1Samuel 22: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy