YouVersion Logo
Search Icon

1Reis 1

1
A velhice de Davi
1Quando o rei Davi já estava bem velho, envolviam-no com roupas, mas ele não se aquecia. 2Então os seus servos lhe disseram:
— Que se procure para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja diante do rei e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça.
3Então procuraram em todo o território de Israel uma jovem formosa. Acharam Abisague, sunamita, e a levaram ao rei. 4A jovem era muito bonita. Cuidava do rei e o servia, mas o rei não teve relações com ela.
Adonias tenta ser rei
5Então Adonias,#2Sm 3.4 filho de Hagite, se exaltou e disse:
— Eu serei o rei.
Providenciou carros de guerra, cavaleiros e cinquenta homens que corressem na sua frente. 6Seu pai jamais o tinha contrariado, dizendo: “Por que você fez isso ou aquilo?” Adonias tinha boa aparência e era mais jovem do que Absalão. 7Ele tinha feito um acordo com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, que o seguiam e apoiavam. 8Porém Zadoque, o sacerdote, Benaia, filho de Joiada, Natã, o profeta, Simei, Reí e os valentes de Davi não apoiavam Adonias.
9Certo dia Adonias sacrificou ovelhas, bois e bezerros gordos junto à pedra de Zoelete, que está perto de En-Rogel. Convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei, e todos os homens de Judá que estavam a serviço do rei, 10porém não convidou Natã, o profeta, nem Benaia, nem os valentes, nem Salomão, seu irmão.
Salomão é proclamado rei
11Então Natã disse a Bate-Seba, mãe de Salomão:#2Sm 12.24-25
— Você não ouviu que Adonias, filho de Hagite, se proclamou rei e que nosso senhor, Davi, não sabe de nada? 12Agora permita que eu lhe dê um conselho, para que você salve a sua vida e a vida do seu filho Salomão. 13Vá, apresente-se ao rei Davi e diga: “Ó rei, meu senhor, não é verdade que você jurou a esta sua serva, dizendo: ‘O seu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono?’ Por que, então, Adonias se tornou rei?” 14— Eis que, enquanto você ainda estiver falando com o rei, eu também entrarei depois de você e confirmarei as suas palavras.
15Assim, Bate-Seba entrou no quarto do rei para falar com ele. O rei já era bem velho, e Abisague, a sunamita, o servia. 16Bate-Seba inclinou a cabeça e prostrou-se diante do rei, que perguntou:
— O que você quer?
17Ela respondeu:
— Meu senhor, você jurou a esta sua serva pelo Senhor, seu Deus, dizendo: “O seu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono.” 18Mas agora Adonias se proclamou rei, e você, ó rei, meu senhor, não sabe disso. 19Ele sacrificou bois, bezerros gordos e ovelhas em abundância. Convidou todos os filhos do rei, Abiatar, o sacerdote, e Joabe, comandante do exército, mas não convidou o seu servo Salomão. 20Porém, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos em você, para que o rei diga quem se assentará no trono do rei, meu senhor, depois dele. 21Do contrário, sucederá que, quando o rei, meu senhor, morrer, eu e o meu filho Salomão seremos tidos por culpados.
22Enquanto Bate-Seba ainda falava com o rei, eis que o profeta Natã entrou. 23E anunciaram isso ao rei, dizendo:
— O profeta Natã está aí.
Ele se apresentou ao rei e prostrou-se com o rosto em terra diante dele. 24Natã perguntou:
— Rei Davi, por acaso o senhor declarou, dizendo: “Adonias reinará depois de mim e é ele quem se assentará no meu trono”? 25Porque hoje ele foi sacrificar bois, bezerros gordos e ovelhas em abundância. Convidou todos os filhos do rei, os chefes do exército e Abiatar, o sacerdote. E eis que estão comendo e bebendo com ele e gritando: “Viva o rei Adonias!” 26Porém não convidou a mim, que sou servo do rei, nem Zadoque, o sacerdote, nem Benaia, filho de Joiada, nem Salomão, que é servo do meu senhor. 27Será que isso teria sido feito por ordem do rei, meu senhor? E o senhor não contou nem a este seu servo quem se assentaria no seu trono, depois do senhor!
28O rei Davi respondeu:
— Chamem Bate-Seba.
Ela se apresentou ao rei e se pôs diante dele. 29Então o rei jurou, dizendo:
— Tão certo como vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia,#2Sm 4.9 30farei no dia de hoje como jurei a você pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: “O seu filho Salomão reinará depois de mim e se assentará no meu trono, em meu lugar.”
31Então Bate-Seba se inclinou, prostrou-se com o rosto em terra diante do rei e disse:
— Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre!
32O rei Davi disse:
— Chamem Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada.
E eles se apresentaram ao rei. 33Então o rei disse:
— Levem com vocês os meus servos, façam o meu filho Salomão montar na minha mula e levem-no a Giom. 34Ali Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, o ungirão rei sobre Israel. Então toquem a trombeta e digam: “Viva o rei Salomão!” 35Depois venham subindo com ele, e ele virá e se assentará no meu trono, pois é ele quem reinará em meu lugar. Porque ordenei que ele seja chefe sobre Israel e sobre Judá.
36Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei:
— Amém! Que o Senhor, Deus do rei, meu senhor, confirme isso! 37Como o Senhor Deus tem estado com o rei, meu senhor, assim esteja com Salomão e faça com que o trono dele seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor.
38Então Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e a guarda real fizeram Salomão montar na mula que era do rei Davi e o levaram a Giom. 39Zadoque, o sacerdote, levou o chifre do azeite que estava no tabernáculo e ungiu Salomão. Tocaram a trombeta, e todo o povo gritou:
— Viva o rei Salomão!
40Todo o povo vinha subindo atrás de Salomão, tocando flautas e gritando de alegria. O barulho era tanto, que parecia que a terra estava se fendendo.
41Adonias e todos os convidados que estavam com ele ouviram isso, quando acabavam de comer. Também Joabe ouviu o som da trombeta e perguntou:
— Que significa esse alvoroço na cidade?
42Enquanto ele falava, eis que chegou Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote. Adonias disse a Jônatas:
— Entre aqui, porque você é um homem valente e deve estar trazendo boas notícias.
43Mas Jônatas respondeu a Adonias:
— Pelo contrário. Nosso senhor, o rei Davi, proclamou Salomão como rei. 44E Davi enviou com ele Zadoque, o sacerdote, Natã, o profeta, Benaia, filho de Joiada, e os da guarda real; e eles fizeram Salomão montar na mula que era do rei. 45Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom. Eles voltaram de lá, cheios de alegria, e a cidade se alvoroçou. É esse o barulho que você ouviu. 46Também Salomão já está sentado no trono do reino. 47Além disso, os oficiais do rei foram cumprimentar Davi e disseram: “Que o seu Deus faça com que o nome de Salomão seja mais célebre do que o seu nome, e faça com que o trono dele seja maior do que o seu trono.” E o rei se inclinou sobre o leito. 48O rei também disse o seguinte: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que deu hoje quem se assente no meu trono, e permitiu que eu o visse com os meus próprios olhos.”
49Então todos os convidados que estavam com Adonias começaram a tremer, se levantaram e foram embora, cada um pelo seu caminho.
50Porém Adonias, temendo Salomão, levantou-se, foi e pegou nas pontas do altar.#1.50 Com isso se invocava a proteção de Deus e a misericórdia dos homens 51Então alguém foi dizer a Salomão:
— Eis que Adonias tem medo do rei Salomão, porque pega nas pontas do altar, dizendo: “Que o rei Salomão me jure hoje que não matará este seu servo à espada.”
52Salomão respondeu:
— Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá no chão. Mas se fizer alguma maldade, morrerá.
53Então o rei Salomão enviou mensageiros, e o fizeram descer do altar. Adonias veio e se prostrou diante do rei Salomão, que lhe disse:
— Vá para a sua casa.

Currently Selected:

1Reis 1: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy